Expectativas do Mercado em Baixa após Resultados da Oracle
Os futuros das ações nos Estados Unidos apresentaram queda nesta quinta-feira, em resposta aos resultados financeiros da Oracle (ORCL), que reavivaram preocupações em relação ao comércio de inteligência artificial. Esse movimento tirou o impulso da recente alta em Wall Street, que havia se seguido à mais recente redução da taxa de juros pelo Federal Reserve.
Desempenho dos Futuros
Os contratos futuros do S&P 500 (ES=F) e do Nasdaq 100 (NQ=F) caíram 0,8% e 1,2%, respectivamente. Os futuros do Dow Jones Industrial Average (YM=F), que inclui um número menor de empresas do setor tecnológico, tiveram uma queda mais moderada, de 0,4%.
Resultados da Oracle e Suas Implicações
As ações da Oracle perderam mais de 10% após os resultados trimestrais de receita ficarem abaixo das expectativas. Isso levantou novas preocupações sobre a demanda por seus produtos de infraestrutura em nuvem, enquanto os investidores observavam por indícios de uma possível bolha mais ampla envolvendo a inteligência artificial. A dívida crescente da Oracle e sua dependência em relação à OpenAI (OPAI.PVT) para alcançar suas ambiciosas metas de receita têm sido um ponto de preocupação para Wall Street.
Reação do Mercado à Política Monetária
O mercado mais amplo terminou em alta na quarta-feira, após uma votação dividida do Federal Reserve que decidiu cortar as taxas de juros pela terceira vez neste ano, reduzindo a faixa de target da taxa de fundos federais para 3,5% a 3,75%. Os formuladores de políticas indicaram um caminho mais gradual de relaxamento nas próximas semanas, mas o presidente Jerome Powell sugeriu que um aumento da taxa não está previsto para janeiro, enquanto enfatizava a força da economia dos Estados Unidos.
Powell declarou que o Federal Reserve está "bem posicionado para esperar e ver" como as condições econômicas evoluem, acrescentando que as tarifas impostas durante a presidência de Trump contribuíram para as pressões inflacionárias.
Expectativas e Dados Econômicos
Com essa situação, o foco recai sobre uma atualização semanal sobre os pedidos de seguro-desemprego programada para esta quinta-feira, enquanto leituras atrasadas sobre os estoques no atacado e vendas comerciais podem atrair um escrutínio mais intenso do que o habitual.
Enquanto isso, os relatórios de ganhos continuam, com a Broadcom (AVGO), Costco (COST) e Lululemon (LULU) programados para divulgação de resultados, encerrando uma temporada imprevisível para os investidores de inteligência artificial e varejo.
Desempenho da Oracle Afeta o Mercado
De acordo com informações da Bloomberg, uma onda de otimismo no mercado, após a decisão política do Federal Reserve, foi abruptamente interrompida em poucas horas, pois a queda das ações da Oracle Corp. (ORCL) reacendeu preocupações sobre as avaliações das ações de tecnologia. Agora, os investidores se questionam se ainda terão um rali de Natal.
Desempenho de Índices e Commodities
O índice MSCI All Country World estava prestes a atingir seu pico antes de mudar de rumo, enquanto o ouro interrompeu o que poderia ser uma sequência de três dias de alta. Os ganhos anteriores refletiam o entusiasmo gerado pela recente redução na taxa de juros pelo Fed e pela avaliação otimista de Powell sobre a economia americana.
A mudança de sentimento foi rápida, resultando em uma queda acentuada nas ações da Oracle devido a vendas e aumento de despesas abaixo das expectativas, reacendendo preocupações sobre as avaliações elevadas das ações tecnológicas. Isso fez com que os futuros do Nasdaq (NQ=F) despencassem até 1,6%, ao mesmo tempo em que os rendimentos dos Treasuries de 10 anos (^TNX) diminuíram em três pontos base em determinado momento.
Preocupações Persistentes
Essa rápida reversão no sentimento ressalta como as preocupações persistentes acerca de uma bolha de inteligência artificial continuam a pesar na mente dos investidores, apesar de um breve retorno ao apetite por risco, induzido pelas expectativas de novas reduções na taxa de juros nas últimas semanas. As novas incertezas sobre a inteligência artificial, juntamente com a recente sugestão de Powell de que o Fed agiu adequadamente para ajudar a estabilizar o mercado de trabalho, aumentam as apreensões nas semanas finais do ano.
Desempenho da Novo Nordisk e da Indústria Farmacêutica
Novo Nordisk em Queda
A Novo Nordisk A/S (NVO, NOVO-B.CO) teve suas ações tão depreciadas neste ano que parece que a euforia em torno de medicamentos para perda de peso que impulsionou a meteórica ascensão da empresa farmacêutica dinamarquesa nunca ocorreu. As ações da empresa já caíram mais de 50% até agora em 2025, a caminho do seu pior ano até hoje, devido a resultados clínicos decepcionantes, múltiplos avisos sobre lucros e uma intensa concorrência no mercado de medicamentos para obesidade.
Essa queda praticamente acaba com vários anos de ganhos excepcionais que se seguiram à aprovação do medicamento Wegovy pela Novo como tratamento para perda de peso em 2021. Essa reviravolta é surpreendente, considerando que a empresa começou o ano como a mais valiosa firmada listada na Europa.
Desafios Futuros
Com a principal patente do composto para semaglutida — o ingrediente chave no Wegovy e Ozempic — prevista para expirar em 2032 nos Estados Unidos, alguns investidores estão preocupados sobre de onde virá o crescimento nas vendas futuras. Paul Major, um gerente de portfólio da Bellevue Asset Management, comentou: "Quando olho para a situação atual, organicamente, meu palpite é que o pipeline deles não me convence de que essa situação é administrável." Major vendeu suas ações da Novo mais cedo neste ano e acredita que a ação provavelmente continuará a se desvalorizar até que os investidores vejam um catalisador convincente que reassegure sua confiança no futuro crescimento da empresa.
Movimentações no Mercado de Criptoativos
Desempenho do Bitcoin
De acordo com a Reuters, o Bitcoin caiu abaixo da marca de $90.000 à medida que os temores de uma bolha de inteligência artificial redirecionaram os investimentos de maior risco.
Crescimento da Cisco
Ações da Cisco
As ações da Cisco atingiram níveis anteriores ao crash da bolha das empresas de tecnologia pela primeira vez em 25 anos, de acordo com informações da Bloomberg.
Esses eventos indicam um mercado impressionante, atingindo patamares que muitos não viam há décadas, refletindo as complexas dinâmicas do setor tecnológico e suas interações com a economia mais ampla.
Fonte: finance.yahoo.com


