Cyrela e a Autorização da B3 para Ações Preferenciais
A Cyrela (CYRE3) divulgou nesta quarta-feira, dia 17, que a B3 concedeu uma dispensa excepcional das regras do Novo Mercado. Esta autorização possibilita a emissão e a manutenção temporária de ações preferenciais. A medida viabiliza a criação de ações preferenciais especiais, que possuem direito a voto, podem ser convertidas em ações ordinárias e são resgatáveis.
Assembleia Geral Extraordinária
A proposta referente à emissão das ações será apresentada para votação dos acionistas durante uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), prevista para ocorrer no dia 31 de dezembro de 2025, em primeira convocação.
Termos Aprovados e Emissão de Ações
Conforme os termos aprovados pela B3, a dispensa terá a função de permitir que a Cyrela emita as Ações Preferenciais (PN) Especiais unicamente no contexto de uma bonificação a ser deliberada na AGE. Além disso, será permitido que esses papéis permaneçam de forma excepcional até 31 de dezembro de 2028. As novas ações devem respeitar o princípio de “uma ação, um voto”.
Decisões dos Acionistas
Os acionistas irão decidir sobre a criação das ações preferenciais especiais e sobre uma bonificação de R$ 2,49 bilhões, que será proveniente das reservas de lucros. A proposta contempla a emissão de 72,8 milhões dessas ações preferenciais, que serão distribuídas gratuitamente entre os investidores já existentes.
Impacto da Nova Classe de Ações
De acordo com informações da XP Investimentos, esta nova classe de ações deverá representar um adicional de aproximadamente 19% de dividend yield para os acionistas, sem que isso comprometa a alavancagem ou a posição de caixa da empresa.
Fonte: www.moneytimes.com.br

