Crescimento do Crédito no Brasil
O Banco Central do Brasil prevê um crescimento do crédito no país de 9,4% para este ano, superando a estimativa anterior de 8,8% feita em setembro. Essa projeção foi divulgada no Relatório de Política Monetária apresentado nesta quinta-feira, dia 18. Para o ano de 2026, a expectativa é que a expansão do crédito atinja 8,6%, o que representa um aumento em relação à previsão anterior de 8,0%.
Expectativas para o Crédito às Famílias e Empresas
A expectativa atual é que o crédito destinado às famílias aumente 10,4% em 2025, em comparação à previsão anterior de 9,4%. Em relação ao crédito para as empresas, a alta estimada é de 8,0%, mantendo o mesmo nível do relatório anterior.
Projeções para 2026
Para o ano de 2026, o Banco Central prevê que o crédito a pessoas físicas cresça 9,0%, ante uma expectativa anterior de 8,3%. As empresas, por sua vez, devem experimentar uma alta de 7,9%, em comparação ao incremento de 7,4% projetado anteriormente.
Estoque de Crédito Livre e Direcionado
No que diz respeito ao estoque de crédito livre, onde as taxas são livresmente acordadas entre bancos e tomadores de empréstimos, o Banco Central projeta uma expansão de 8,1% para 2025, uma leve redução em relação à previsão anterior de 8,4%.
Em relação ao crédito direcionado, que atende normas estabelecidas pelo governo, as expectativas foram elevadas para uma alta de 11,3%, em comparação a 9,5% na previsão anterior.
Projeções para 2026 do Crédito Livre e Direcionado
Para o ano de 2026, a autoridade monetária prevê um aumento de 7,8% no crédito livre (uma elevação em relação à expectativa anterior de 7,7%) e uma alta de 9,7% no crédito direcionado, em comparação a 8,3% conforme a projeção anterior.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


