Banco Central Europeu Mantém Taxas de Juros e Revisão de Projeções
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter suas taxas de juros nesta quinta-feira, dia 18, ao adotar uma perspectiva mais otimista em relação à economia da zona do euro. Essa região tem demonstrado resiliência em relação aos choques do comércio global.
Projeções de Crescimento e Inflação
O BCE, que abrange os 20 países que utilizam o euro, elevou diversas de suas projeções de crescimento e inflação para o bloco. Essa ação indica uma provável conclusão do ciclo de cortes nas taxas de juros no curto prazo.
O BCE afirmou em um comunicado à imprensa: "A inflação foi revisada para cima para 2026, principalmente porque a equipe agora espera que a inflação de serviços diminua mais lentamente."
Desempenho Econômico e Expectativas de Inflação
Os números recentes de crescimento da zona do euro superaram as previsões do BCE, impulsionados pelo fato de que os exportadores conseguiram enfrentar as tarifas dos Estados Unidos de maneira mais eficaz do que o esperado. Além disso, os gastos do consumidor auxiliaram na compensação de problemas enfrentados pelo setor industrial.
A inflação, até o momento, oscila em torno da meta de 2% estabelecida pelo BCE, sendo impulsionada especialmente por aumentos nos preços dos serviços. Espera-se que essa tendência se mantenha no futuro próximo.
Os dados econômicos mais otimistas têm levado os investidores a concluir que o ciclo de afrouxamento monetário, que resultou na redução da taxa referencial do BCE de 4% para 2% até junho do ano passado, chegou ao fim.
Flexibilidade nas Decisões do BCE
Embora o BCE tenha decidido manter as taxas inalteradas, o banco central reiterou que suas opções permanecem abertas. O BCE enfatizou que a decisão sobre os custos dos empréstimos será feita "reunião por reunião", com base nas informações recebidas, deixando claro que "não está se comprometendo previamente com uma determinada trajetória de taxas".
Expectativas para o Futuro
A maioria dos economistas consultados pela Reuters projeta que o BCE mantenha as taxas em seu nível atual até 2026 e 2027. Contudo, as previsões para o último ano variam entre 1,5% e 2,5%.
O BCE reconheceu que a atividade econômica na zona do euro, embora não extraordinária, tem se mostrado melhor do que o esperado.
Revisão das Projeções de Crescimento
Atualmente, o BCE espera um crescimento econômico de 1,4% para este ano, 1,2% em 2026 e 1,4% em 2027 e 2028.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


