Mudanças nas Regras do Saque-Aniversário do FGTS
As recentes alterações nas regras do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) resultaram em uma queda de 31% nas concessões de crédito pessoal não consignado em novembro. Essa informação foi destacada na última sexta-feira (26) pelo chefe-adjunto do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Renato Baldini.
Impacto das Novas Regras na Concessão de Crédito
Baldini explicou que o Conselho Curador do FGTS implementou modificações que tornaram as condições para a antecipação mais restritivas. Essas mudanças tiveram um impacto significativo no mercado de crédito, conforme relatado na coletiva destinada a detalhar as estatísticas de crédito de novembro.
Reflexos nas Taxas de Juros
De acordo com Baldini, as novas diretrizes também influenciaram a taxa média de juros. No mês, essa taxa do crédito pessoal não consignado apresentou uma elevação de 5,5%.
Relação Entre Saque-Aniversário e Juros
Baldini ressaltou que o saque-aniversário do FGTS é uma modalidade de operação que possui a taxa de juros mais baixa. Assim, a redução no volume de operações que apresentam essa taxa mais favorável fez com que a taxa média de juros registrasse um aumento. Essa dinâmica é resultado da diminuição no valor contratado das operações, que acabam impactando a média geral das taxas de juros.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br

