Leilão do Porto de Santos
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Republicanos de Pernambuco, anunciou, na quarta-feira, dia 14, que o governo federal está projetando realizar o leilão do mega terminal do Porto de Santos até o final do mês de abril. A expectativa é que o edital de licitação seja disponibilizado entre o final de fevereiro e o início de março.
Prazo para Realização do Leilão
Durante um café da manhã com jornalistas na sede do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, Costa Filho declarou: “Como são 45 a 60 dias, [o leilão] deve ficar para o final de abril”. Ele também indicou que o ministério pretende concluir o cronograma do leilão e divulgá-lo na próxima semana.
Interesse de Investidores Estrangeiros
O ministro acrescentou que não apenas investidores brasileiros, mas também de países como China, Suíça, Filipinas e diversas nações árabes já manifestaram interesse pelo porto. O secretário de Portos, Alex Ávila, afirmou que, “com toda a certeza”, haverá competição no leilão.
Importância do Leilão
Segundo o ministro, o leilão do Porto de Santos é considerado o maior da história do Brasil. Além deste leilão, o ministério tem como metas para o ano de 2026 a realização de outros 39 leilões, que incluirão a concessão de 21 aeroportos, 18 portos e uma hidrovia.
Detalhes sobre o Tecon Santos 10
O leilão do Tecon Santos 10, que se refere à área destinada ao estudo de viabilidade para a construção de quatro berços para o embarque e desembarque de navios, deverá atrair mais de R$ 6 bilhões em investimentos. Este projeto será o maior arrendamento da história do setor portuário brasileiro.
Capacidade de Movimentação
Com a outorga mínima fixada em R$ 500 milhões, o Tecon revitalizará a infraestrutura do porto, fazendo com que a capacidade anual de movimentação do Porto de Santos se eleve para 9 milhões de contêineres.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


