Resultados Financeiros da Eurofarma no Segundo Trimestre
A Eurofarma, empresa do setor farmacêutico, anunciou na noite desta quinta-feira um prejuízo líquido de R$ 92,6 milhões no segundo trimestre de 2023. Esse valor é inferior à perda de R$ 205,2 milhões reportada no mesmo período do ano anterior, indicando uma melhora operacional.
Ebitda e Receita Líquida
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) aumentou significativamente, alcançando R$ 301,4 milhões no segundo trimestre, comparado a R$ 72,5 milhões no mesmo período do ano passado. Ao considerar ajustes, o Ebitda cresceu 89%, totalizando R$ 476,6 milhões, conforme relatado no documento de resultados.
A receita líquida da Eurofarma atingiu R$ 2,7 bilhões, representando um aumento de 15,3% em relação ao ano anterior. Este crescimento é atribuído ao desempenho das unidades de prescrição, genéricos e ao lançamento de novos produtos. No Brasil, as vendas totalizaram R$ 1,9 bilhão, com um crescimento de 18,8% ano a ano, o que corresponde a 72% da venda total da empresa.
Participação de Mercado e Aquisições
No que diz respeito ao market share, a Eurofarma detém 3,8% do segmento de farmácias, 4,5% em prescrição e 10,4% em genéricos. Em maio, a companhia finalizou a aquisição de 60% da marca de dermocosméticos Dermage e, em junho, concluiu uma operação que resultou na formação de uma joint venture com a sul-coreana SK Biopharmaceuticals.
A Eurofarma possui presença em 24 países.