Tentativa de Retorno da Forever 21 na China
A marca de fast fashion Forever 21 está realizando sua quarta tentativa de estabelecimento no mercado chinês, após ter entrado e saído da segunda maior economia do mundo em três ocasiões desde 2008. A empresa também busca um novo parceiro para auxiliar no relançamento da marca no mercado norte-americano, com novos anúncios a serem divulgados em breve.
Comunicado da Authentic Brands Group
Conforme comunicado da Authentic Brands Group, detentora da propriedade intelectual global da Forever 21, a China e os Estados Unidos serão as principais áreas de foco da marca a curto prazo.
Situação Anterior e Impactos
Em março, a Forever 21 entrou com pedido de falência nos Estados Unidos pela segunda vez em seis anos e anunciou o encerramento de suas operações domesticas. Esse movimento foi resultado do aumento da concorrência online no setor de moda rápida e da redução no tráfego de consumidores em shoppings. Após relançar seus negócios na China pela terceira vez em 2022 e abrir algumas lojas físicas fora dos principais centros da moda do país, a marca encerrou suas atividades novamente discretamente no final de 2024, conforme reportagens da mídia local.
Retorno e Ações de Marketing
Recentemente, a marca tem chamado a atenção, com seu característico tom amarelo visível em grandes cidades chinesas nos últimos meses. Isso inclui ações de marketing em festivais de música e anúncios distribuídos pelos trens do metrô de Xangai.
Parceria com a Chengdi
Nesta tentativa, a Authentic Brands está fazendo parceria com a operadora de marcas Chengdi, uma empresa parcialmente controlada pela plataforma de e-commerce Vipshop Holdings. Durante um evento de relançamento da marca em Xangai no dia 28, a Chengdi afirmou que se concentrará na localização das operações, apresentando a Forever 21 a uma nova geração de jovens consumidores na China, com planos de abrir lojas físicas em 2026.
Comentários do CEO
No ano passado, durante uma apresentação, o CEO da Authentic Brands, Jamie Salter, afirmou que a aquisição da Forever 21, comprada em meio à falência em 2020, foi “provavelmente o maior erro que cometi”. Um porta-voz da Authentic Brands, questionado sobre esses comentários nesta semana, declarou que Salter “sempre acreditou que ter a Forever 21 dentro da Authentic Brands Group é uma boa ideia — e continua acreditando nisso”.