Chamado à Justificativa dos Medicamentos
Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que as empresas farmacêuticas "justificassem o sucesso" de seus medicamentos contra a Covid, dias após a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) estabelecer novos limites sobre quem pode receber vacinas para o vírus.
Postagem nas Redes Sociais
"É muito importante que as empresas farmacêuticas justifiquem o sucesso de seus vários medicamentos contra a Covid. Muitas pessoas pensam que são um milagre que salvou milhões de vidas. Outros discordam!" Trump escreveu em uma postagem no Truth Social.
Aprovação de Novas Vacinas
Na quarta-feira, a FDA aprovou a mais recente rodada de vacinas contra a Covid, mas apenas para pessoas com maior risco de doenças graves.
Demissões na CDC
Os comentários do presidente ocorreram dias após a demissão da diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Susan Monarez, após sua recusa em se demitir. Quatro outros altos funcionários de saúde do CDC também anunciaram sua saída da agência na semana passada, incluindo Demetre Daskalakis, diretor do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias.
Questões sobre Transparência
"Com o CDC sendo desmantelado por causa dessa questão, quero a resposta, e quero AGORA", disse Trump em sua postagem. "Recebi informações da Pfizer e de outros que são extraordinárias, mas eles nunca parecem mostrar esses resultados ao público. Por que não???"
Mudanças nas Agências de Saúde
A turbulência na liderança do CDC segue uma série de medidas do secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., voltadas para reformar as agências federais de saúde e alterar as políticas de imunização nos Estados Unidos. Ele instituiu demissões em massa, desmantelou um importante painel governamental de vacinas e cancelou estudos sobre tecnologia de vacinas de mRNA.
No post nas redes sociais, Trump pediu que as empresas farmacêuticas fossem mais transparentes sobre seus resultados para "resolver essa BAGUNÇA".


