Ação da Frontier Airlines
A Frontier Airlines está mirando nos clientes da Spirit Airlines, que enfrenta uma situação financeira crítica, a ponto de ter alertado, no início deste mês, que pode não conseguir sobreviver por mais um ano sem injeções de capital.
Novas Rotas
Na terça-feira, a Frontier anunciou 20 rotas que planeja iniciar neste inverno, muitas delas em mercados importantes da Spirit, como seu hub no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale, na Flórida. A Frontier compete com a Spirit, com uma sobreposição de 35% em sua capacidade, a maior entre as companhias aéreas, de acordo com nota do analista de aviação do Deutsche Bank, Michael Linenberg.
Entre as novas rotas da Frontier a partir de Fort Lauderdale estão voos para Detroit, Houston, Chicago e Charlotte, na Carolina do Norte. A empresa também está implementando rotas de Houston para Nova Orleans, San Pedro Sula, Honduras, e Cidade da Guatemala.
Tentativas de Fusão
A Frontier já tentou, sem sucesso, fundir-se com a rival de baixo custo várias vezes desde 2022. O CEO da Frontier, Barry Biffle, declarou em entrevista à CNBC que não está disposto a discutir fusões e aquisições, mas acredita que a Frontier conseguiria capturar a maior parte da participação de mercado da Spirit, caso a última falisse.
Desafios do Setor
Ambas as companhias têm encontrado dificuldades devido às mudanças nas preferências dos consumidores por assentos mais sofisticados e viagens internacionais, um excesso de capacidade doméstica e o aumento dos custos com mão de obra. A situação da Spirit se agravou após emergir de quatro meses de proteção contra falência em março, enfrentando os mesmos problemas.
As companhias aéreas de baixo custo também enfrentam concorrência de grandes rivais, como United Airlines, American Airlines e Delta Air Lines, que introduziram suas próprias tarifas básicas, mas ainda oferecem aos clientes uma maior variedade de destinos e outros benefícios a bordo, como lanches e bebidas.
Após o alerta da Spirit no início do mês, os preços das ações de companhias aéreas rivais dispararam.
Objetivos da Frontier
Biffle afirmou que a Frontier pretende se tornar a maior companhia aérea de baixo custo do país e implementou programas de fidelidade para atrair mais clientes. A capacidade da Frontier era ligeiramente inferior à da Spirit no segundo trimestre, embora esta última tenha reduzido sua operação em quase 24% em relação ao ano anterior, enquanto a Frontier caiu apenas 2%.
Recentemente, a Spirit anunciou que utilizou a totalidade de seu crédito de $275 milhões e, embora tenha conseguido uma extensão de dois anos em seu contrato de processamento de cartões com o U.S. Bank National Association, concordou em reter até $3 milhões por dia da empresa.
No segundo trimestre, a Spirit registrou uma perda de $245,8 milhões, enquanto a Frontier teve um prejuízo de $70 milhões.
Medidas de Redução de Custos
A Spirit está buscando maneiras de reduzir custos, incluindo a suspensão e rebaixamento de centenas de pilotos e a eliminação de rotas não lucrativas. Centenas de comissários de bordo estão em licenças não remuneradas.
O CEO da Spirit, Dave Davis, mencionou em um memorando à equipe, em 12 de agosto, após o alerta de "situação crítica", que "a equipe e eu estamos confiantes de que podemos construir uma Spirit que continuará a oferecer aos consumidores o valor inigualável que eles vêm esperando há muitos anos".
A empresa chegou a um acordo com os credores que concordaram em converter dívida em ações durante sua falência do Capítulo 11, mas não cortou outros custos, como a renegociação de contratos de leasing de aeronaves. Firmas de leasing têm procurado rivais nas últimas semanas para sondar se concorrentes aceitariam alguma das aeronaves Airbus que estão sob posse da Spirit.