Decisão Judicial sobre Tarifas de Trump
Ruling da Corte de Apelações
Uma corte de apelações federal decidiu na sexta-feira que a maioria das tarifas globais do presidente Donald Trump é ilegal, representando uma grande derrota para o centro de sua política comercial agressiva. O Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito Federal, em uma votação de 7 a 4, decidiu que a lei invocada por Trump ao conceder suas tarifas mais extensas não lhe confere, na verdade, o poder para impor essas taxas.
Possível Apelação ao Supremo Tribunal
Trump é praticamente certo de recorrer da decisão ao Supremo Tribunal. A corte de apelações suspendeu a aplicação de sua decisão até 14 de outubro, para dar à administração Trump tempo para solicitar ao Supremo Tribunal que analise o caso.
Reação da Casa Branca
A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC sobre a decisão de sexta-feira, que representa a segunda derrota consecutiva para Trump em um caso crucial.
Argumentação da Administração Trump
A administração Trump argumentou que o International Emergency Economic Powers Act (IEEPA) concede ao presidente a autoridade para impor tarifas específicas por país em qualquer nível, se ele julgar necessário para enfrentar uma emergência nacional.
Decisão Anterior
No final de maio, o Tribunal de Comércio Internacional dos EUA rejeitou essa posição, derrubando as tarifas baseadas no IEEPA de Trump, incluindo suas tarifas "recíprocas" anunciadas no início de abril. No entanto, o Circuito Federal rapidamente suspendeu essa decisão enquanto o recurso de Trump estava em trâmite.
Esta é uma notícia em desenvolvimento. Por favor, atualize para mais informações.