Disputa Entre BME e Gafisa
A disputa que envolve a BME, empresa controlada pelo grupo chinês CTF, proprietário da Cidade Matarazzo, e a Gafisa, ganhou novos desdobramentos. A BME acusa a Gafisa de ter copiado elementos do projeto do Hotel Rosewood para um novo empreendimento, denominado Allard Oscar Freire. O nome "Allard" é uma referência ao empresário francês Alexandre Allard, que é sócio da BME e afirma ter sido o idealizador do complexo em que está localizado o hotel Rosewood. Allard está atualmente em um conflito judicial e societário com o grupo chinês.
Acusações de Espionagem
Uma ex-advogada da BME fez acusações contra a antiga empregadora, alegando prática de espionagem. Segundo a ex-funcionária, sua superior teria solicitado que ela invadisse o computador de uma terceira advogada envolvida no projeto Cidade Matarazzo, com a intenção de obter informações confidenciais. A advogada relata que, após se recusar a cumprir tal pedido, enfrentou assédio moral por parte de seus superiores durante vários meses.
Denúncia e Demissão
A autora da ação formalizou a denúncia da conduta inapropriada ao comitê de compliance da BME e também ao CEO do Cidade Matarazzo, Ilan Elkaim. Em resposta à denúncia, uma investigação interna foi iniciada. Contudo, a ex-funcionária foi demitida logo após a abertura da investigação e sem ter acesso às conclusões referentes ao seu pedido de denúncia. Neste momento, ela busca na Justiça a obtenção dos documentos relacionados à sua denúncia.
Recursos e Avanços Legais
O pedido feito pela ex-funcionária foi negado em primeira instância. No entanto, a questão está sendo objeto de recursos e poderá ser levada ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), caso a situação não seja resolvida nas instâncias inferiores.