Berkshire Hathaway: Mudanças na Liderança
Warren Buffett e Greg Abel caminham durante a Reunião Anual de Acionistas da Berkshire Hathaway, realizada em Omaha, Nebraska, no dia 3 de maio de 2025.
David A. Grogen | CNBC
Desempenho das Ações
As ações da Berkshire Hathaway apresentaram queda na última sexta-feira, enquanto os investidores processavam o fim formal da longeva liderança de Warren Buffett, que durou seis décadas, e a transição para uma nova era sob a direção de Greg Abel. As ações da classe A caíram até 1,4% nas negociações matinais, sendo este o primeiro dia de Abel como CEO, logo após a entrega oficial do cargo por Buffett. No último registro, as ações estavam 0,5% mais baixas.
Resultados do Ano
A empresa com sede em Omaha terminou o ano de 2025 com um ganho de 10,9%, desempenho esse inferior ao aumento de 16,4% do S&P 500, mas representando o décimo ano consecutivo de retornos positivos. Buffett, que agora tem 95 anos, continua como presidente e tem se esforçado para tranquilizar os acionistas sobre o futuro da Berkshire, que, segundo ele, se estenderá bem além de sua gestão.
"Eu acho que ela tem uma chance melhor de estar aqui daqui a 100 anos do que qualquer empresa que posso imaginar", afirmou Buffett em uma entrevista especial para a CNBC.
Situação Financeira
Greg Abel assume o cargo da Berkshire em um momento em que a empresa possui um recorde de US$ 381,6 bilhões em caixa, contabilizados ao final de setembro, após um período prolongado de vendas líquidas de ações. Buffett informou que Abel terá autoridade final sobre as decisões de alocação de capital.
"Greg será o decisor", disse Buffett. "Não consigo imaginar quanto mais ele conseguirá realizar em uma semana do que eu consigo em um mês… Eu prefiro que Greg administre meu dinheiro do que qualquer um dos principais consultores de investimento ou qualquer um dos melhores CEOs dos Estados Unidos".
Expectativas do Mercado
As ações da Berkshire ficaram aquém do mercado mais amplo depois que Buffett anunciou sua aposentadoria em maio. Alguns investidores demonstraram apreensão com a capacidade de Abel para supervisionar os vastos negócios operacionais e o portfólio de ações do conglomerado com a mesma habilidade que seu antecessor, ao mesmo tempo em que justificava uma avaliação premium.
Legado de Warren Buffett
Warren Buffett se despede com um histórico inigualável. Ao assumir o controle da Berkshire no meio da década de 1960, ele transformou uma fabricante de têxteis em um titã do crescimento sustentado. De 1964 a 2024, a Berkshire registrou um ganho anual composto de 19,9%, quase o dobro do desempenho do S&P 500, que foi de 10,4%. Esse crescimento resultou em um retorno total de mais de 5,5 milhões de porcento.
Fonte: www.cnbc.com


