Aumento das Ações da Hanwha Ocean
As ações da empresa sul-coreana Hanwha Ocean tiveram um aumento significativo de 10% na terça-feira, após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a colaboração da empresa na construção de novas fragatas para a Marinha do país.
Detalhes do Projeto
Durante uma coletiva de imprensa, Trump informou que as embarcações de guerra serão construídas na Hanwha Philly Shipyard, localizada em Filadélfia, uma instalação que foi adquirida pela Hanwha em 2024. A empresa sul-coreana se comprometeu a investir 5 bilhões de dólares nesse projeto, que faz parte de um compromisso mais amplo de 150 bilhões de dólares em construção naval pela Coreia do Sul.
Este compromisso na construção naval está inserido em um acordo comercial mais abrangente entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, que resultou na redução das tarifas sobre as exportações sul-coreanas para 15%, em troca de um compromisso de investimento de 350 bilhões de dólares por parte de Seul, entre outras concessões.
Hanwha Ocean e o Mercado de Defesa
A Hanwha Ocean é uma das principais empresas de construção naval da Coreia do Sul, especializada na fabricação de navios comerciais, como transportadores de gás natural liquefeito (GNL), além de plataformas navais militares, incluindo submarinos e embarcações de superfície.
As ações das empresas de defesa sul-coreanas têm se destacado neste ano, com grandes players do setor, como a Hanwha Aerospace e a Hyundai Rotem, experimentando um aumento surpreendente de mais de 170% e 270%, respectivamente, até o momento. A Hanwha Ocean, por sua vez, já alcançou um crescimento superior a 220% neste ano.
Anúncios da Marinha dos EUA
Na semana passada, a Marinha dos Estados Unidos confirmou o lançamento da classe de navios FF(X) — embarcações menores de combate — que, segundo a instituição, complementarão os maiores navios de guerra de múltiplas missões e proporcionarão maior flexibilidade operacional em todo o mundo. O secretário da Marinha, John Phelan, afirmou que a nova classe de fragatas será parte da visão do presidente Trump para a "Frota Dourada".
Em declarações feitas na segunda-feira, Trump anunciou que a Marinha dos EUA irá construir dois novos navios de guerra da classe "Trump" e que a frota pode ser expandida para até 25 embarcações desse tipo.
Características dos Navios
O presidente dos Estados Unidos descreveu os novos navios como "alguns dos mais letais navios de guerra de superfície", ressaltando que eles "ajudarão a manter a supremacia militar americana e inspirarão medo nos inimigos da América em todo o mundo".
Trump caracterizou os navios "Trump-class" como "os mais rápidos, os maiores e, de longe, 100 vezes mais poderosos do que qualquer navio de guerra já construído". O presidente também indicou que essas embarcações estarão equipadas com armas hipersônicas, lasers, mísseis de cruzeiro e armas nucleares.
Fonte: www.cnbc.com


