Trump e o Aumento do Orçamento Militar
Aumento Proposto do Orçamento
O presidente Donald Trump proporcionou um impulso significativo aos estoques de defesa na quinta-feira após solicitar um aumento recorde no orçamento militar dos Estados Unidos. Em uma publicação feita na plataforma Truth Social, Trump expressou sua determinação de elevar o orçamento militar da América para 1,5 trilhões de dólares em 2027. O orçamento de defesa atual gira em torno de 901 bilhões de dólares.
Comentários de Trump
O presidente afirmou: "Isso nos permitirá construir o ‘Sonho Militar’ que há muito temos direito e, mais importante, que nos manterá SEGUROS e PROTEGIDOS, independentemente do adversário." Adicionalmente, Trump mencionou que teria mantido o orçamento militar em torno de 1 trilhão de dólares, mas devido à "tremenda Receita" gerada a partir de tarifas, os Estados Unidos poderiam "facilmente" arcar com o aumento desse montante.
Reação do Mercado
Na manhã de quinta-feira, os estoques de defesa subiram. As ações de principais contratantes recuperaram as perdas sofridas na sessão de quarta-feira, que foram impulsionadas pela declaração de Trump de que proibiria empresas de defesa de emitir dividendos e recomprar ações a menos que a produção e a manutenção militar fossem aumentadas.
Aqui estão os grandes destaques na manhã de quinta-feira:
Foco da Administração
A Casa Branca optou por não oferecer mais comentários a respeito da questão. A força do exército dos Estados Unidos sempre foi um foco principal para Trump, mas sua atenção sobre as Forças Armadas se intensificou após a recente operação realizada pelo país na Venezuela, que resultou na captura do presidente daquela nação. Esta semana, Trump também trouxe à tona a ideia de que os Estados Unidos poderiam assumir o controle da Groenlândia, com a administração considerando opções que envolvem o uso da força militar para adquirir o território da Dinamarca.
Movimentação do Setor
- O pedido de Trump por um orçamento militar de 1,5 trilhões de dólares levou a um aumento nas ações de defesa no mercado.
- Empresas como Northrup Grumman, Lockheed Martin e Kratos Defense se destacaram entre os principais beneficiados.
- O setor apresentou uma queda na quarta-feira após os comentários de Trump, os quais indicavam que ele não permitiria recompra de ações ou pagamento de dividendos às empresas de defesa.
Os investidores e analistas financeiros estão acompanhando de perto esses desenvolvimentos, dado que aumentos significativos no orçamento militar podem ter impactos duradouros nas dinâmicas do setor de defesa, assim como nos mercados acionários associados.
Fonte: www.businessinsider.com


