Introdução
As ações do Hang Seng Bank apresentaram um aumento significativo de 29,5% na última quinta-feira, após o HSBC, seu controlador, anunciar planos para torná-lo uma empresa privada. O valor da instituição financeira foi estimado em mais de 290 bilhões de dólares de Hong Kong, o que equivale a mais de 37 bilhões de dólares.
Proposta de Privatização
O HSBC, que é o maior banco da Europa, solicitou à diretoria do Hang Seng Bank que apresente uma proposta de privatização aos acionistas, através de um esquema de arranjo sob a Lei das Empresas de Hong Kong. De acordo com essa proposta, as ações do Hang Seng Bank seriam canceladas em troca de 155 dólares de Hong Kong cada, representando um aumento aproximado de 33% em relação ao preço médio das ações nos últimos 30 dias, que foi de HK$116,5. O HSBC detém cerca de 63% do Hang Seng Bank, o que torna o valor do acordo em HK$106 bilhões.
Desempenho das Ações
As ações do HSBC em Hong Kong sofreram uma queda superior a 5%. O CEO do Grupo, Georges Elhedery, comentou: "Nossa oferta é uma oportunidade empolgante para fazer crescer tanto o Hang Seng quanto o HSBC". Ele assegurou que a marca, o patrimônio histórico e a proposta de valor ao cliente do Hang Seng seriam preservados, enquanto se investiria para desbloquear novas potencialidades em produtos, serviços e tecnologia.
Elhedery também enfatizou que o acordo reafirma a confiança do HSBC no papel de Hong Kong como um importante centro financeiro global e como um "super-conector" entre os mercados internacionais e a China continental.
Ajustes e Prioridades Estratégicas
A oferta considera ajustes que podem refletir quaisquer dividendos declarados após a data do anúncio, exceto o terceiro dividendo interino do Hang Seng para 2025. O HSBC declarou em sua declaração de arquivamento que um de seus objetivos estratégicos é expandir sua atuação em Hong Kong, enfatizando que acredita estar "na melhor posição" para tal, ao fortalecer a presença bancária do HSBC na Ásia-Pacífico e do Hang Seng Bank.
Importância do Hang Seng Bank
O Hang Seng Bank é uma unidade regional fundamental para o HSBC, com uma presença substancial na indústria bancária de Hong Kong. No que diz respeito à governança, Michael Makdad, analista sênior da Morningstar, sublinhou que as listagens duplas parentais e subsidiárias são, por natureza, problemáticas. Nesse sentido, ele considera que esta mudança é uma ação positiva e muito esperada.
Aumento de Empréstimos Problemáticos
Nos últimos anos, o Hang Seng Bank viu um aumento no número de empréstimos inadimplentes, o que está vinculado à sua concentração nos setores imobiliários problemáticos de Hong Kong e da China continental. Em seus resultados do primeiro semestre de 2025, o banco informou que os empréstimos não performáticos atingiram 6,69% do total de empréstimos e adiantamentos a clientes, "principalmente devido à pressão de crédito contínua no setor imobiliário". Esse percentual subiu de 6,12% em 31 de dezembro de 2024 e de 5,32% em 30 de junho de 2024.
Fonte: www.cnbc.com