Pequenas empresas podem apresentar novos ganhos
Os investimentos em ações de empresas pequenas podem ver aumentos significativos no futuro, após atingirem altos recentes nesta semana. Essa análise é do estrategista de ações Steven DeSanctis, que se especializa em empresas de pequeno e médio porte na Jefferies. DeSanctis aumentou sua projeção para o índice Russell 2000 ao final de 2025, elevando a meta para 2.665 pontos, o que implica um aumento de aproximadamente 8% em relação ao preço de fechamento da última quinta-feira. Isso ainda significaria um retorno total de 20,7% para o índice no período anual, conforme apontou.
Recordes do índice Russell 2000
Na quinta-feira, o Russell 2000 teve um dia marcado por recordes, alcançando o seu primeiro fechamento histórico desde novembro de 2021 e registrando uma nova máxima intradia durante as negociações do dia. Esses ganhos ocorreram um dia após o Federal Reserve decidir reduzir sua taxa de juros-chave em um quarto de ponto percentual. DeSanctis se referiu a esse momento com a expressão “Não brigue com o Fed”, em uma nota enviada aos clientes na quinta-feira. Ele ressaltou que o mercado finalmente obteve o corte de taxa que buscava, e que essas quedas já estavam precificadas.
Perspectivas otimistas para os lucros
DeSanctis expressou um otimismo crescente em relação aos lucros das empresas, à medida que se aproxima o final do ano. Ele anticipa que os resultados financeiros superarão as expectativas de consenso do mercado, prevendo um crescimento de 5,5% nesse período, em comparação com a previsão de 3,3% do mercado. Para embasar suas escolhas, ele selecionou diversas empresas de pequeno e médio porte que apresentaram lucros positivos e não tiveram cortes nas estimativas ao longo do último mês, entre outros critérios.
Destaque de empresas selecionadas
Entre as empresas destacadas por DeSanctis está a fabricante de máquinas agrícolas AGCO, que já teve um aumento de quase 17% neste ano. Outra empresa mencionada foi a Boyd Gaming, que verficou um crescimento superior a 14% no mesmo período.
Desempenho do índice Russell 2000
Enquanto o índice Russell 2000 registrou uma queda nas negociações na sexta-feira, ele chegou a tocar uma nova máxima histórica logo no início da sessão. Até aquele momento, o índice mostrava um ganho acumulado superior a 10% no ano. Além disso, em um intervalo de seis meses, o índice subiu quase 18%, superando o avanço do S&P 500, que foi de aproximadamente 17%.
Experiência de DeSanctis no mercado
Steven DeSanctis possui um histórico de cerca de três décadas analisando ações de pequenas empresas em Wall Street. Em 2010, ele alcançou a primeira posição na categoria de companhias menores na publicação Institutional Investor por três anos consecutivos, demonstrando sua credibilidade e expertise no setor.