Preços Futuros do Minério de Ferro
Os preços futuros do minério de ferro se estabilizaram nesta quarta-feira, dia 24, com analistas alertando que a recente alta das cotações pode ter ultrapassado os fundamentos do mercado.
Cotação na Bolsa de Mercadorias da China
O contrato de janeiro do minério de ferro, o mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China, fechou em 803,5 iuanes, equivalente a US$ 112,87 por tonelada.
Desempenho em Cingapura
Por outro lado, o minério de ferro de referência com vencimento em setembro na Bolsa de Cingapura registrou uma queda de 0,09%, cotado a US$ 105,6 por tonelada.
Análise dos Fundamentos de Mercado
Conforme análise feita por especialistas do Citi, a recente valorização dos preços do minério de ferro parece exagerada, uma vez que os fundamentos já estão refletidos nos níveis atuais.
Demanda e Produção
Embora a demanda se mostre resiliente, impulsionada por fortes exportações e uma produção estável nos altos-fornos, o Citi advertiu que esse suporte aos preços do minério pode ser insustentável. Isso se deve ao fato de que as margens do aço estão enfrentando nova pressão, decorrente da abundância de oferta de minério no mercado internacional.
Produção de Metal Quente
Apesar dos lucros baixos por tonelada de aço nas usinas siderúrgicas, a produção de metal quente – um indicador da demanda por minério de ferro – continua em alta. Os estoques estão se acumulando, especialmente com as atividades de reabastecimento que ocorrem antes do feriado do Dia Nacional da China, que se celebra de 1 a 8 de outubro, segundo informações da corretora Hexun Futures.
Fortalecimento dos Preços Internos
Contudo, os preços dos concentrados de minério de ferro produzidos internamente apresentaram fortalecimento na maioria das regiões da China na última semana. Isso se deve à permanência da commodity com oferta restrita e alta demanda, conforme dados divulgados pela consultoria chinesa Mysteel.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


