Atrasos e Cancelamentos de Voos nos EUA
Centenas de milhares de viajantes enfrentaram atrasos ou cancelamentos de voos no domingo, dia 9, que se tornou o pior para a aviação desde o início da paralisação do governo dos Estados Unidos. O secretário de Transportes, Sean Duffy, fez alertas sobre a possibilidade de uma piora nas condições do setor, principalmente com a aproximação do feriado de Ação de Graças.
Impacto da Paralisação do Governo
No último domingo, mais de 2.800 voos foram cancelados e mais de 10.200 sofreram atrasos. Esses problemas ocorreram no terceiro dia consecutivo de reduções de voos, determinadas pelo governo em resposta à crescente escassez de pessoal no controle de tráfego aéreo. Essa situação se seguiu a um dia de tráfego complicado no sábado, que já havia enfrentado atrasos e cancelamentos.
A paralisação do governo, que já dura um recorde de 40 dias, resultou em uma significativa falta de profissionais qualificados para controlar o tráfego aéreo. Esses controladores, assim como outros funcionários federais, não estão recebendo salários há várias semanas.
Declarações do Secretário de Transportes
Em entrevista ao programa "State of the Union" da CNN, Duffy afirmou que a situação deve se agravar durante as duas semanas que antecedem o Dia de Ação de Graças. Ele ressaltou que milhões de pessoas costumam viajar nesse período, um dos mais importantes para os americanos. Este ano, o Dia de Ação de Graças será celebrado em 27 de novembro.
Duffy alertou que muitas pessoas podem não conseguir embarcar em voos, devido à insuficiência de opções de viagens, caso a situação atual não seja resolvida.
Ação do Senado e Futuro Incerto
O Senado dos EUA votou a favor de um projeto de lei que visa encerrar a paralisação do governo no final do domingo, levando a um aumento nas ações das companhias aéreas antes da abertura do pregão de segunda-feira. No entanto, mesmo com a aprovação do Senado, o pacote ainda necessitará da confirmação da Câmara dos Deputados e, posteriormente, da sanção do presidente Donald Trump. Esse processo pode consumir vários dias.
Duffy afirmou que não haverá a revogação dos cortes de voos até que os controladores de tráfego aéreo comecem a retornar ao trabalho e a situação de segurança melhore.
Medidas da Administração Federal de Aviação
A Administração Federal de Aviação (FAA) orientou as companhias aéreas a reduzirem em 4% os voos diários a partir de sexta-feira em 40 aeroportos, devido a preocupações com a segurança do controle de tráfego aéreo. A redução nos voos pode aumentar para 6% na próxima terça-feira e alcançar 10% até o dia 14 de novembro, sinalizando uma crise em potencial para os viajantes durante o período festivo.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


