Aumento nas ações da Novo Nordisk
As ações da Novo Nordisk registraram um aumento de 6,9% na última terça-feira, após a empresa, fabricante do medicamento Wegovy, obter a aprovação para seu comprimido GLP-1 — um feito inédito no mundo.
Aprovação da FDA
A aprovação do comprimido GLP-1 pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) coloca a gigante farmacêutica dinamarquesa em uma posição vantajosa em relação à sua concorrente norte-americana, Eli Lilly.
Preço e Acesso
O comprimido, que terá uma dose inicial de 1,5 miligramas, estará disponível nas farmácias e por meio de alguns provedores de telemedicina com ofertas de economia, custando $149 por mês a partir do início de janeiro, conforme anunciou a empresa. Pacientes que pagam em dinheiro poderão acessar o medicamento pelo mesmo preço por meio do site direto ao consumidor de Donald Trump, chamado TrumpRx, segundo um acordo que a Novo Nordisk firmou com a administração do ex-presidente no mês passado. A questão dos preços de medicamentos tem sido uma preocupação central neste ano, à medida que os EUA buscam reduzir os custos para os consumidores.
Desafios enfrentados pela Novo Nordisk
A aprovação do novo medicamento encerra um ano turbulento para a Novo Nordisk, que foi marcado por dramas internos na diretoria, escassez na cadeia de suprimentos, uma guerra de lances contra a Pfizer e críticas à execução de sua estratégia nos Estados Unidos.
Expectativas para o futuro
Embora a Eli Lilly esteja prevista para lançar seu próprio comprimido em breve, os dados clínicos da Novo Nordisk são considerados "fantásticos", de acordo com Rajesh Kumar, que lidera a pesquisa de ações em ciências da vida e saúde na HSBC. Kumar comentou durante sua participação no programa "Squawk Box Europe" da CNBC na última terça-feira.
Considerações sobre a prescrição
O comprimido da Novo Nordisk possui restrições quanto à ingestão de alimentos e água, o que pode dificultar a prescrição por médicos de clínica geral. Kumar observou, no entanto, que a tolerabilidade e eficácia do medicamento da Novo Nordisk são melhores em comparação ao comprimido da Eli Lilly. "A Novo realmente pode ter uma vantagem, e isso dependerá totalmente de como eles executarem suas estratégias", acrescentou Kumar.
Fonte: www.cnbc.com