Austrália eleva juros pela primeira vez em 2023, com a inflação atingindo o maior nível em seis trimestres.

Aumento na Taxa de Juros do Banco Central da Austrália

Michele Bullock, governadora do Banco Central da Austrália (RBA), fez uma declaração durante uma coletiva de imprensa realizada na sede do banco em Sydney, Austrália, na terça-feira, 1º de abril de 2025.

Aumento da Taxa de Política Monetária

O banco central australiano aumentou sua taxa de política em 25 pontos base, elevando-a para 3,85% na terça-feira. Este foi o primeiro aumento na taxa de juros desde novembro de 2023, em um contexto em que a inflação no país continua a aumentar.

Expectativas do Mercado

O movimento do Reserve Bank of Australia estava em linha com as expectativas de economistas consultados pela Reuters e seguiu dados que indicam que a inflação alcançou seu nível mais alto em seis trimestres. A declaração do banco central afirmou que "a demanda privada está crescendo mais rapidamente do que o esperado, as pressões de capacidade são maiores do que anteriormente avaliadas e as condições do mercado de trabalho estão um pouco apertadas." Além disso, observou-se que a pressão inflacionária aumentou "materialmente" na segunda metade do ano passado.

A Perspectiva de Corte nas Taxas

Altos funcionárias do RBA se manifestaram de forma consistente contra as expectativas de cortes nas taxas de juros. No início deste ano, o vice-governador do Reserve Bank of Australia, Andrew Hauser, afirmou que a probabilidade de cortes nas taxas em um futuro próximo era "provavelmente muito baixa", citando a inflação persistentemente alta. O banco central estabeleceu uma meta de inflação de 2,5%.

Declarações de Michele Bullock

A governadora Michele Bullock reforçou essa posição após a decisão sobre a taxa do banco em 9 de dezembro, afirmando que cortes nas taxas de juros não estavam no horizonte para o futuro próximo. Quando questionada se o banco consideraria novos aumentos, Bullock mencionou que a instituição avaliaria os dados econômicos em uma base de "reunião a reunião".

Ela afirmou: "Se a inflação continuar a ser persistente e parecer que não está retornando em direção à meta do Conselho… o Conselho pode ter que considerar se é apropriado manter as taxas de juros onde estão ou, de fato, em algum momento, aumentá-las."

Crescimento da Economia Australiana

No terceiro trimestre, a economia australiana cresceu 2,1%, um aumento em relação ao previamente revisado 2% no trimestre anterior, marcando a sua expansão mais rápida em aproximadamente dois anos.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Kering, proprietária da Gucci, supera expectativas de vendas sob a liderança do novo CEO em busca de recuperação.

Taiwan rejeita pressão dos EUA para absorver 40% de sua cadeia de suprimentos de chips.

Queda de 6% na Hanwha Aerospace, a maior empresa de defesa da Coreia do Sul

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais