Banco da Inglaterra Anuncia Redução na Exigência de Capital
O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou a diminuição da exigência de capital para os bancos, após uma revisão da solidez do sistema bancário. Essa medida possibilitará que mais recursos sejam emprestados a famílias e empresas.
Alterações nos Requisitos de Capital
O comitê do BoE determinou que o parâmetro de referência adequado para o nível de requisitos de capital Tier 1 em todo o sistema bancário é agora 1 ponto porcentual menor, estabelecendo um patamar em torno de 13% dos ativos ponderados pelo risco (RWA). Isso equivale a um índice de Capital Principal Tier 1 (CET1) de aproximadamente 11%.
O capital de nível 1 representa o montante mínimo que um banco deve manter em suas reservas para viabilizar suas atividades bancárias.
Impacto da Redução na Taxa de Referência
De acordo com o BoE, a redução na taxa de referência do Comitê de Política Financeira (FPC) traz maior segurança e confiança para que os bancos utilizem seus recursos de capital na concessão de empréstimos a famílias e empresas no Reino Unido.
Essa meta de 13% para os requisitos de capital de nível 1 inclui um nível ótimo subjacente de 11% e considera a taxa neutra para o Coeficiente de Conservação de Capital (CCyB) do Reino Unido. Além disso, a meta inclui 2 pontos porcentuais adicionais para equilibrar lacunas e deficiências na mensuração dos ativos ponderados pelo risco (RWA).
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


