Conferência de Imprensa
O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, proferiu declarações enquanto, ao lado do Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, realizava uma coletiva de imprensa durante as reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial, que ocorreram em Washington, D.C., no dia 15 de outubro de 2025.
Ressurgimento dos Benefícios Alimentares do SNAP
Bessent anunciou no domingo pela manhã que os benefícios alimentares do programa SNAP poderiam ser reiniciados a partir de quarta-feira. A declaração foi recebida com alívio por muitos, uma vez que o programa SNAP fornece assistência alimentar a aproximadamente 42 milhões de americanos.
Decisões Judiciais
Na última sexta-feira, dois juízes federais, um em Massachusetts e outro em Rhode Island, decidiram que a administração Trump deve utilizar fundos de emergência para garantir o pagamento dos benefícios do SNAP durante a interrupção do governo, também conhecida como shutdown.
O juiz Jack McConnell, de Rhode Island, também pediu que esses pagamentos sejam liberados a partir de "fundos de emergência o mais breve possível". A juíza Indira Talwani, de Boston, estipulou um prazo até segunda-feira para que a administração informe se irá autorizar, ao menos, uma versão reduzida dos benefícios do SNAP para o mês de novembro. Inicialmente, a administração tinha intenção de interromper a assistência no dia 1º de novembro.
Resposta da Administração
Em uma entrevista para o programa "State of the Union" da CNN, Bessent afirmou que a administração não pretende apelar da decisão judicial. Ele mencionou que encontrar os recursos necessários para o pagamento dos benefícios do SNAP até quarta-feira "poderia ser" viável.
O Secretário do Tesouro enfatizou: "Há um processo que deve ser seguido. Portanto, precisamos entender qual é esse processo".
Declaração do Presidente Donald Trump
Na sexta-feira, o presidente Donald Trump fez uma postagem em sua rede social, Truth Social, informando que o governo estava analisando suas opções para reiniciar o programa SNAP. Em sua declaração, Trump expressou sua preocupação em não permitir que os americanos enfrentem a fome devido à falta de ação dos "Democratas Radicais" em reabrir o governo.
Ele afirmou: "Eu NÃO quero que os americanos passem fome apenas porque os Radical Democrats se recusam a fazer a coisa certa e REABRIR O GOVERNO. Portanto, instrui nossos advogados a pedir ao Tribunal que esclareça como podemos financiar o SNAP legalmente o mais rápido possível".
Fonte: www.cnbc.com
