Impacto da Paralisação Governamental nos EUA
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou no domingo, 23, que a interrupção das atividades do governo por um período de 43 dias resultou em um impacto duradouro na economia norte-americana, totalizando cerca de US$ 11 bilhões. Apesar desse efeito negativo, Bessent expressou otimismo em relação às perspectivas de crescimento econômico para o próximo ano, citando a redução das taxas de juros e os benefícios provenientes de cortes de impostos.
Situação Económica Atual
Durante uma entrevista ao programa “Meet the Press”, exibido pela NBC, Bessent destacou que alguns setores da economia dos EUA, particularmente aqueles sensíveis às taxas de juros, como o imobiliário, estão enfrentando uma recessão. No entanto, ele não observou sinais de que a totalidade da economia esteja em risco de um crescimento negativo.
Expectativas de Inflação
Bessent também comentou sobre a inflação, que, segundo ele, está sendo impulsionada pela economia de serviços. Ele esclareceu que isso não se deve, necessariamente, às tarifas abrangentes implementadas pelo governo do presidente Donald Trump. Ele declarou que a expectativa é de que a redução nos preços da energia contribua para uma diminuição mais ampla nos preços.
Conclusão
As declarações de Bessent refletem uma análise da situação econômica dos EUA, considerando tanto os desafios atuais quanto as oportunidades de recuperação no futuro próximo.
Fonte: www.moneytimes.com.br

