Emissão de Títulos Soberanos pelo Tesouro Nacional
O Tesouro Nacional anunciou na terça-feira, dia 2, seu retorno ao mercado internacional com a emissão de títulos soberanos. A operação inclui a emissão de papéis com prazo de cinco anos e o lançamento de uma nova nota com vencimento em 30 anos, com os vencimentos programados, respectivamente, para 2030 e 2056. Além disso, foi informada a possibilidade de troca ou recompra de títulos já existentes.
Detalhes da Operação
Paralelamente às operações de venda dos novos títulos, o Tesouro Nacional informou que os investidores terão a opção de trocar títulos que vencem em 2037, 2041, 2045, 2047, 2050 e 2054 pelo novo papel com vencimento em 2056. Também estará disponível a recompra por parte do governo dos mesmos títulos citados.
“O objetivo da operação é o de manter a estratégia do Tesouro Nacional de promover a liquidez da curva de juros em dólar no mercado externo, oferecendo uma referência segura para o setor corporativo, além de antecipar o refinanciamento de vencimentos em moeda estrangeira”, comunicou o Tesouro.
Liderança na Emissão
A operação será coordenada pelos bancos Bank of America, Itaú BBA USA e JP Morgan. Os títulos serão emitidos no mercado global e o resultado da precificação será divulgado pelo Tesouro ao final do dia da operação.
Registro e Emissões Anteriores
As ofertas que estão sendo realizadas em dólares já haviam sido mencionadas em um registro na U.S. Securities and Exchange Commission, que é a agência reguladora do mercado de capitais nos Estados Unidos. Esta emissão representa a terceira operação externa do Tesouro Nacional no ano de 2023, sendo que as duas emissões anteriores, realizadas em fevereiro e junho, totalizaram US$ 5,25 bilhões.
Expectativas para o Futuro
Em julho, o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, havia informado à Reuters que o governo brasileiro pretendia realizar novas emissões de títulos da dívida no mercado externo ainda neste ano, após o sucesso das captações realizadas no primeiro semestre de 2023.