Crescimento Econômico e Taxas de Juros
O diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, afirmou na terça-feira que o Federal Reserve (Fed) não está reduzindo as taxas de juros com a rapidez necessária, mesmo diante de um crescimento econômico nos Estados Unidos que superou as expectativas no terceiro trimestre do ano.
Crescimento Acelerado da Economia
O principal assessor econômico da Casa Branca é considerado um forte candidato para suceder o atual presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, quando seu mandato terminar em maio. Hassett observou que o crescimento econômico propiciado pelo boom da inteligência artificial está contribuindo para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e, simultaneamente, exercendo uma pressão para baixo sobre a inflação.
"Se você observar os bancos centrais ao redor do mundo, os Estados Unidos estão bem atrasados em relação à redução das taxas,” declarou Hassett em uma entrevista ao programa "Money Movers" da CNBC.
Dados do PIB
O crescimento da economia dos Estados Unidos foi de 4,3% no terceiro trimestre, superando a expectativa do consenso de 3,2% do Dow Jones. Hassett destacou que 1,5% desse crescimento pode ser atribuído às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, que tiveram um impacto direto na redução do déficit comercial dos Estados Unidos.
Decisões do Fed
O Federal Reserve decidiu reduzir as taxas de juros em um quarto de ponto percentual no dia 10 de dezembro, marcando a terceira redução do ano. Contudo, o banco central indicou que a velocidade das futuras reduções poderá ser mais lenta.
Esta decisão gerou três votos em desacordo, algo que não ocorria desde 2019. Powell mencionou que a decisão de reduzir as taxas em um quarto de ponto percentual foi uma “decisão difícil”.
Críticas do Presidente
O presidente Trump tem criticado repetidamente o Federal Reserve por não ter implementado cortes nas taxas de juros com a freqüência desejada. A candidatura de Hassett levantou preocupações entre observadores do Federal Reserve, que temem que ele possa estar excessivamente alinhado com a administração Trump.
Importância da Independência do Fed
Na semana passada, Hassett afirmou à CNBC que a independência do Federal Reserve é "realmente importante".
Fonte: www.cnbc.com


