Frustração do Presidente dos EUA com o Canadá
Washington (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua insatisfação com as negociações comerciais que estão levando mais tempo do que o esperado. Kevin Hassett, conselheiro da Casa Branca, fez essa declaração nesta sexta-feira (24), após a interrupção das discussões comerciais entre os Estados Unidos e o Canadá.
A Dificuldade nas Negociações
Hassett afirmou que a frustração do presidente tem aumentado ao longo do tempo. "Tem sido muito difícil negociar com os canadenses", comentou o diretor do Conselho Econômico Nacional durante uma entrevista a repórteres na Casa Branca. Ao ser questionado sobre problemas específicos, ele mencionou a "falta de flexibilidade" por parte do Canadá nas conversações.
Interrupção das Negociações
Na noite de quinta-feira (23), Trump decidiu interromper as negociações comerciais após um anúncio feito pela província de Ontário. Esse anúncio trazia um clipe do ex-presidente republicano Ronald Reagan, que discutia os benefícios do livre comércio.

💰 Ganhe Taxa 0%
Abra sua Conta Internacional Nomad e aproveite taxa 0% na sua primeira conversão. Uma forma inteligente, rápida e segura de enviar, guardar e usar seu dinheiro em dólar.
🌎 Abrir minha conta NomadNesta sexta-feira, o presidente dos EUA também acusou o Canadá de tentar influenciar a Suprema Corte norte-americana, que está prestes a analisar um desafio à sua política de tarifas globais.
A Situação das Tarifas
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, tomou a decisão de eliminar a maior parte das tarifas retaliatórias sobre as importações dos Estados Unidos, que haviam sido impostas por seu predecessor. Nas últimas semanas, Estados Unidos e Canadá têm estado em negociações para chegar a um acordo sobre os setores de aço e alumínio.
Perspectivas Futuras
Descrevendo as negociações com o Canadá, Hassett declarou: "O fato é que as negociações com os canadenses não têm sido muito colegiadas." Ele reiterou que o andamento das discussões não está satisfatório. "Acho que o presidente está muito frustrado. Ele deseja um ótimo acordo com o Canadá, assim como quer um ótimo acordo com o México", concluiu.
(Reportagem de Steve Holland, Doina Chiacu e Susan Heavey)
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
