Pesquisa sobre Planejamento Financeiro do Brasileiro
A primeira edição da pesquisa intitulada “O Planejamento Financeiro do Brasileiro: da Consciência à Prática”, encomendada pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) ao Datafolha, indica que 39% dos brasileiros gastaram mais do que receberam em 2024. Apesar disso, 64% dos entrevistados relatam que planejam suas finanças mensais sempre ou frequentemente, enquanto 46% expressam insatisfação com sua condição financeira.
Descontrole Financeiro e Poupança
O descontrole financeiro é evidenciado pelo fato de que 43% da população não possui uma reserva financeira para emergências. Dentre esses, 62% são mulheres e 78% pertencem à classe C. Contudo, 59% dos brasileiros afirmam considerar-se razoavelmente, muito ou extremamente planejados.
Ana Leoni, CEO da Planejar, comenta que “a pesquisa revela que as pessoas podem ter visões distorcidas de sua situação. Os altos índices de planejamento financeiro relatados contrastam com a baixa adesão a ferramentas como seguro de vida ou previdência privada, por exemplo. Uma hipótese para isso é que o próprio conceito do bom planejamento financeiro não é claro para a maioria das pessoas.”
O percentual de pessoas que gastaram mais do que receberam no ano passado aumenta para 54% entre aqueles que não se consideram planejados. Mesmo entre os que se consideram planejados, 22% encerraram o ano com saldo negativo.
Previdência Privada
A pesquisa também evidencia que a previdência privada é uma realidade distante para muitos brasileiros. Apenas 15% dos não aposentados possuem um plano de previdência privada, enquanto 22% dos aposentados contam com previdência complementar.
Metodologia da Pesquisa
O levantamento foi realizado com a participação de 2 mil pessoas em todas as regiões do país, abrangendo as classes A, B e C, com idade a partir de 18 anos e acesso à internet. Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, o estudo buscou entender como os brasileiros lidam com seu dinheiro, além das percepções e práticas relacionadas à organização financeira.
Independência na Gestão Financeira
Busca por Apoio Financeiro
A pesquisa também investigou a busca por apoio na tomada de decisões financeiras. Seis em cada dez brasileiros (57%) afirmam que não contam com ajuda em relação a suas finanças pessoais. A maioria prefere buscar informações por conta própria (34%), enquanto 23% afirma nunca ter pensado no assunto.
Entre aqueles que buscam apoio financeiro, 42% o fazem devido a problemas financeiros, enquanto 40% estão em busca de mais conhecimento sobre o assunto. Além disso, os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos demonstram ser os mais dispostos a buscar ajuda, com 58% nessa faixa etária buscando suporte, especialmente os das classes A e B.
Ana Leoni destaca que “essa situação evidencia a grande oportunidade para a atuação dos planejadores financeiros pessoais. Apoio especializado, nesse caso, pode encurtar o caminho para as pessoas que estão buscando esse equilíbrio na vida financeira.”
Fonte: borainvestir.b3.com.br
