Impacto das Tarifas do Presidente Trump no Crescimento Econômico Mundial
O impacto das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump é esperado para prejudicar o crescimento econômico global em 2025, conforme indicado pelo novo Relatório de Perspectivas Econômicas Mundiais divulgado na terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Perspectivas Econômicas Global
De acordo com o relatório do FMI, "as perspectivas para a economia global continuam a indicar previsões sombrias, tanto a curto quanto a longo prazo". As projeções de crescimento global para este ano são de 3,2%, uma ligeira diminuição em relação a 3,3% em 2024, com uma expectativa de queda ainda mais acentuada para 3,1% em 2026.
Essa previsão de crescimento, que se mantém praticamente inalterada em relação às estimativas do FMI de julho, reflete uma adaptação gradual às tensões comerciais atuais. É importante ressaltar que o crescimento projetado está significativamente abaixo da média pré-pandemia, que era de 3,7%.
Efeitos das Tarifas
O FMI também prevê que o verdadeiro impacto das tarifas pode estar ainda por vir. Embora a influência sobre a reestruturação das cadeias de suprimentos e a inflação tenha sido moderada até o momento, o Fundo apontou que isso pode refletir um atraso na absorção de preços e custos mais altos.
A análise do FMI sobre certos bens revela que muito pouco do que normalmente seria esperado que impactasse os preços ao consumidor realmente o fez até agora. Por exemplo, enquanto os eletrodomésticos têm refletido os custos das tarifas impostas, muitas categorias de produtos, incluindo alimentos e vestuário, não apresentaram esse efeito, de acordo com as observações do FMI.
Além disso, a capacidade das empresas em absorver os custos mais altos das tarifas pode estar comprometida, especialmente considerando a recente desvalorização do dólar americano devido à implementação das tarifas. A fraqueza da moeda pode agravar ainda mais os desafios enfrentados pelas empresas diante dos aumentos de custo, dificultando sua capacidade de manter os preços estáveis.
Considerações Finais
O relatório do FMI serve como um alerta para a complexidade e a interconexão das economias globais no atual cenário de tarifas e tensões comerciais. As implicações das políticas tarifárias de um país podem transcender suas fronteiras, afetando não apenas o crescimento econômico interno, mas também as dinâmicas globais e a estabilidade financeira em vários mercados ao redor do mundo.
Fonte: finance.yahoo.com