Impacto das Tarifas de Trump na Economia Global
O impacto das tarifas implementadas pelo presidente Donald Trump deve influenciar negativamente o crescimento econômico em todo o mundo em 2025, conforme indicado no novo relatório World Economic Outlook, divulgado na terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Perspectivas do Crescimento Global
De acordo com o relatório do FMI, "as perspectivas para a economia global continuam a apontar para um cenário sombriamente preocupante, tanto no curto quanto no longo prazo". O crescimento global é projetado para desacelerar para 3,2% neste ano, em comparação com 3,3% em 2024, e cair ainda mais para 3,1% em 2026. Essa previsão de crescimento, que se mostra pouco alterada em relação às estimativas do FMI de julho, reflete uma adaptação gradual às tensões comerciais. Em adição, essa taxa de crescimento esperada é consideravelmente inferior à média pré-pandemia, que era de 3,7%.
Efeitos das Tarifas e Atrasos na Reação do Mercado
O FMI prevê que grande parte dos efeitos negativos das tarifas pode ainda estar por vir. Embora o impacto inicial na reestruturação das cadeias de suprimentos e na inflação tenha sido moderado até o momento, o FMI sugere que isso possa estar relacionado a um atraso na transferência do aumento de preços e custos para os consumidores.
Análise dos Preços dos Consumidores
Até agora, muito pouco do esperado aumento nos preços ao consumidor resultante das tarifas efetivamente se materializou, conforme a análise do FMI sobre certos produtos. No caso de eletrodomésticos, por exemplo, observou-se que os preços refletem o custo adicional das tarifas. No entanto, diversas categorias, incluindo alimentos e vestuário, não demonstraram aumentos significativos nos preços. Isso indica que os consumidores ainda não estão sentindo plenamente os efeitos das tarifas no dia a dia.
Capacidade das Empresas de Absorver Custos
É importante ressaltar que as empresas podem não conseguir absorver os custos adicionais das tarifas, especialmente em um contexto onde o dólar americano enfraqueceu com a implementação dessas tarifas. Essa instabilidade pode dificultar a recuperação dos custos, o que pode impactar a rentabilidade das empresas e, por consequência, a economia em geral.
Em síntese, as expectativas sobre o crescimento econômico mundial estão se tornando mais pessimistas, com a previsão de que o impacto das tarifas ainda será sentido de maneira significativa nos próximos anos. A análise do FMI demonstra que, apesar de alguns setores já terem ajustado seus preços, a maioria ainda não refletiu plenamente as alterações causadas pelas tarifas.
Fonte: finance.yahoo.com