Confiança do Consumidor nos Estados Unidos em Deterioração
O humor dos consumidores nos Estados Unidos registrou uma nova queda em dezembro, conforme divulgado pelo Índice de Confiança do Consumidor do Conference Board, que caiu para 89,1 pontos, segundo relatório publicado na terça-feira, 23 de dezembro. Este resultado representa uma diminuição de 3,8 pontos em relação ao dado revisado de novembro e se situa abaixo das expectativas do mercado, refletindo uma maior cautela das famílias norte-americanas diante do atual cenário econômico.
Índices de Expectativa e Situação Atual
O Índice de Expectativas, que mede a percepção de curto prazo dos consumidores sobre renda, ambiente de negócios e mercado de trabalho, permaneceu estável em 70,7 pontos. Este nível segue abaixo da marca de 80, que geralmente indica uma recessão iminente, marcando assim o 11º mês consecutivo nessa zona considerada sensível. Em contraste, o Índice da Situação Atual apresentou uma queda mais acentuada, recuando 9,5 pontos em dezembro, alcançando 116,8 pontos. Este resultado sugere uma visão menos otimista quanto às condições econômicas atuais.
Preocupações dos Consumidores
Segundo Dana M. Peterson, economista-chefe do The Conference Board, as questões econômicas continuam sendo a principal preocupação dos consumidores. “As respostas dos consumidores sobre fatores que influenciam a economia continuaram a ser dominadas por questões relacionadas a preços e inflação, tarifas e comércio, além de questões políticas. No entanto, em dezembro, houve um aumento nas referências a tópicos como imigração, conflitos bélicos e questões pertinentes às finanças pessoais, que incluem taxas de juros, impostos, renda, bancos e seguros”, afirmou a economista.
Impacto no Mercado
Em relação ao mercado, a deterioração da confiança do consumidor é geralmente vista como um indicativo de desaceleração do consumo, que é um elemento crucial para a atividade econômica nos Estados Unidos. Essa interpretação frequentemente resulta em uma maior volatilidade do mercado acionário norte-americano, podendo afetar índices como o S&P 500. Além disso, pode influenciar o comportamento da moeda norte-americana e as taxas dos títulos públicos, na medida em que os investidores reavaliam suas expectativas sobre crescimento econômico e política monetária.
Siga-nos nas redes sociais
Fonte: br.-.com

