Expectativa de Redução de Juros
Os mercados estão provavelmente prestes a receber o corte na taxa de juros que tanto desejam esta semana, e muitas ações já registraram altas em decorrência dessa antecipação.
Setores com Potencial de Crescimento
Ainda há algumas áreas do mercado que podem apresentar espaço para crescimento após a decisão do Fed, afirmou uma estrategista chefe em entrevista ao Business Insider na terça-feira. Liz Thomas, responsável pela estratégia de investimentos da SoFi Technologies, identificou três setores que, segundo suas análises, estão especialmente posicionados para se beneficiar com a redução dos custos de empréstimos.
Reações dos Investidores
Em conversa com o Business Insider, Thomas deixou claro que acredita que os investidores reagiram de forma adequada à possibilidade de um corte nas taxas. Os mercados avançaram de forma constante, mesmo com alguns dados econômicos recentes sugerindo a presença de fragilidades em determinados setores.
"Eu acho que muitas pessoas estavam preocupadas que isso seria mais volátil do que tem sido nas últimas semanas", comentou.
Setor de Small-Caps
O primeiro setor que Thomas observa com otimismo é o de small-caps. As empresas menores são geralmente mais sensíveis às taxas de juros, pois costumam se financiar mais frequentemente nos mercados de dívida. As ações de small-cap têm avançado recentemente, e o sentimento de Wall Street em relação a elas tem se tornado mais positivo. Thomas acredita que uma redução na taxa de juros aumentaria as chances de essas ações alcançarem suas concorrentes de large-cap nos últimos meses de 2025.
" Muitos investidores parecem estar falando sobre a oportunidade das small-caps não apenas para se recuperar, mas também para apresentar um desempenho superior duradouro durante este ciclo de cortes", disse.
Setor Financeiro
A segunda área do mercado que Thomas vê se beneficiando com um corte nas taxas é o setor de financeiras. Este setor também teve um desempenho positivo recentemente, mas pode ainda ter mais potencial de crescimento após uma redução nas taxas. As instituições financeiras são sensíveis às taxas de juros; embora taxas mais baixas signifiquem uma diminuição na receita de juros para os bancos, também podem resultar em um aumento nas atividades de empréstimos, tanto para empresas quanto para consumidores, que buscam refinanciar ou contratar novas dívidas a taxas mais vantajosas.
"Eu acho que uma parte significativa disso também se deve ao fato de que o mercado de Treasuries não tem saído de controle", ressaltou Thomas, elogiando os ganhos recentes tanto do setor financeiro quanto das small-caps.
Mercado Imobiliário
Por fim, Thomas observou que vê potencial de momentum no mercado imobiliário. "Provavelmente, você verá o mercado de habitação começar a se sentir um pouco melhor, porque as taxas de hipoteca são provavelmente vão cair", comentou.
Apesar de reconhecer que as taxas de hipoteca não devem cair drasticamente, especialmente se o rendimento do Tesouro de 10 anos não mudar muito, ela acrescentou que a expectativa é de que o mercado comece a descongelar após ter permanecido estagnado durante grande parte dos últimos dois anos.
Isso provavelmente indica um novo impulso para as ações de empresas de imóveis e fundos de investimento imobiliário, declarou Thomas, acrescentando que o setor de imóveis "é um setor que pode participar de um rali de cortes de taxas no curto prazo".