Crescimento da Economia dos Estados Unidos no Terceiro Trimestre
A economia dos Estados Unidos provavelmente experimentou um crescimento acelerado no terceiro trimestre, impulsionado por gastos robustos dos consumidores e investimentos das empresas. No entanto, esse ímpeto parece ter diminuído recentemente, em virtude do aumento do custo de vida e da recente paralisação do governo.
Expectativas para o PIB
A estimativa inicial do Departamento de Comércio para o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que será divulgada nesta terça-feira, 23, deverá revelar que a economia foi sustentada por importações menores. Isso contribuiu para a redução do déficit comercial. Grande parte da aceleração nos gastos dos consumidores foi atribuída a uma corrida para a compra de veículos elétricos antes do fim dos créditos fiscais, que se esgotaram no dia 30 de setembro.
Dados Desatualizados
A divulgação dos dados foi atrasada devido à paralisação do governo, que durou 43 dias. Como resultado, os dados que serão apresentados estão desatualizados. Espera-se que eles confirmem o que economistas descrevem como uma economia em forma de "K", na qual as famílias de renda mais alta prosperam, enquanto as de renda média e baixa enfrentam dificuldades para se manter.
Gastos dos Consumidores
Pesquisas sugerem que os gastos dos consumidores, considerados o motor da economia, estão sendo liderados por famílias de renda mais alta. Isso se deve a um aumento no mercado de ações, que elevou a riqueza dessas famílias. Economistas ressaltaram que as grandes empresas, em sua maioria, conseguiram resistir ao impacto das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, que elevaram os custos. Essas empresas estão investindo em inteligência artificial, o que fortalece a base da economia. Em contrapartida, as pequenas empresas foram severamente prejudicadas.
Perspectivas Futuras
Brian Bethune, professor de economia do Boston College, comentou: "Foi um bom trimestre, mas isso não será sustentado no quarto trimestre. Os orçamentos das famílias estão apertados, e a família média mal consegue se manter à tona em termos de ganhos salariais reais."
A previsão é de que o PIB cresceu a uma taxa anualizada de 3,3% no último trimestre, conforme estimativas de uma pesquisa da Reuters com economistas. No segundo trimestre, a economia havia crescido a um ritmo de 3,8%.
Impacto da Paralisação do Governo
O Escritório de Orçamento do Congresso estimou que a recente paralisação do governo pode reduzir o PIB em até 2 pontos percentuais no quarto trimestre. Embora tenha projetado que a maior parte dessa perda será recuperada eventualmente, a previsão é de que entre US$ 7 bilhões e US$ 14 bilhões não sejam recuperados.
Aceleração dos Gastos do Consumidor
Os gastos do consumidor, responsáveis por mais de dois terços da atividade econômica nos Estados Unidos, devem ter acelerado em relação ao crescimento de 2,5% observado no segundo trimestre. Além da antecipação das compras de veículos elétricos, os gastos também foram impulsionados por serviços, incluindo viagens aéreas e estadias em hotéis.
Desafios das Famílias de Baixa Renda
Um relatório do Bank of America Institute destacou que as famílias de baixa renda estão vivendo de salário em salário e, neste ano, têm destinando uma parte maior de seus orçamentos para a compra de alimentos, em detrimento das refeições em restaurantes.
Essas famílias também reduziram os gastos em vestuário, além de evitar viagens aéreas e estadias em hotéis, refletindo sua capacidade limitada de realizar compras em um contexto de inflação elevada.
Comportamento das Famílias de Renda Alta
Por outro lado, as famílias de renda mais alta estão aumentando seus gastos em restaurantes, compras, entretenimento e viagens. Isso demonstra um contraste acentuado nas condições financeiras entre diferentes faixas de renda, refletindo a disparidade econômica no país.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


