Desempenho do Mercado nos EUA
Na sexta-feira, 19 de setembro de 2025, os principais índices de ações nos Estados Unidos apresentaram uma leve alta, com os ativos se preparando para ampliar os ganhos obtidos na sessão anterior. Às 10h33 (horário de Brasília), o índice Dow Jones registrava um aumento de 72,38 pontos, equivalente a 0,16%. O S&P 500 subiu 11,85 pontos, ou 0,18%, e o Nasdaq teve um incremento de 83,92 pontos, representando um crescimento de 0,36%. A rentabilidade dos títulos do Tesouro de dez anos aumentou, alcançando 4,125%.
Os mercados parecem se beneficiar de um impulso recente que contribuiu para que os principais índices atingissem novos recordes. Embora setembro seja habitualmente considerado o mês mais desfavorável para as ações, os índices tiveram um desempenho positivo nas primeiras semanas do mês.
O otimismo em relação a uma eventual redução nas taxas de juros também foi um fator que ajudou a fortalecer Wall Street, com o Federal Reserve reduzindo as taxas em um quarto de ponto na quarta-feira, além de sinalizar a possibilidade de mais dois cortes nas taxas até o final do ano.
Os investidores também devem monitorar a repercussão de uma ligação entre o presidente Donald Trump e o presidente chinês Xi Jinping, com o intuito de finalizar um acordo sobre a operação do TikTok nos Estados Unidos. Contudo, a atividade comercial em geral pode ser um pouco moderada, pois a escassez de dados econômicos relevantes nos EUA pode levar alguns investidores a adotar uma postura mais cautelosa.
A incerteza acerca do próximo grande impulso para o mercado, após a recente diminuição das taxas de juros, pode resultar em um volume de negociações relativamente baixo.
Dados Econômicos
A presidente do Federal Reserve de São Francisco, Mary Daly, participará de uma conversa informal referente às implicações da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento da força de trabalho e na mobilidade econômica. O evento será promovido pela Emerging Tech Economic Research Network, com início às 15h30 (horário de Brasília).
Desempenho do Mercado na Quinta-feira
Na quinta-feira, após um início positivo, as ações continuaram a apresentar um sólido desempenho ao longo do dia. Os índices subiram, especialmente após um fechamento misto nas negociações de quarta-feira, alcançando novos recordes históricos.
O índice Nasdaq, que possui uma forte representação de empresas de tecnologia, foi o destaque, com uma alta de 209,40 pontos, ou 0,9%, alcançando 22.470,73. O S&P 500 também registrou um aumento, subindo 31,61 pontos ou 0,5%, para 6.631,96 pontos. O Dow Jones, por sua vez, subiu 124,10 pontos, ou 0,3%, chegando a 46.142,42 pontos.
As ações do setor de tecnologia foram responsáveis por impulsionar os mercados, especialmente com o aumento das ações da Intel, que dispararam 22,8%, atingindo seu maior nível de fechamento em mais de um ano. A recuperação da Intel ocorreu após o anúncio de uma parceria com a Nvidia para co-desenvolver várias gerações de produtos personalizados voltados para centros de dados e computadores pessoais.
A Nvidia, que viu suas ações crescerem 3,5% após algumas quedas nas sessões anteriores, anunciou um investimento de US$ 5 bilhões em ações ordinárias da Intel, com um preço de aquisição de US$ 23,28 por ação. Além disso, a empresa de segurança cibernética CrowdStrike também teve um aumento significativo, de 12,8%, após divulgar uma previsão otimista e anunciar uma colaboração estratégica com a Salesforce.
Dados do Departamento do Trabalho
Em termos de dados econômicos, o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou um relatório informando que os pedidos iniciais de seguro-desemprego caíram mais do que o esperado na semana que terminou em 13 de setembro. O órgão reportou que os pedidos iniciais recuaram para 231.000, uma diminuição de 33.000 em relação ao nível revisado de 264.000 da semana anterior.
Analistas esperavam que os pedidos de seguro-desemprego diminuíssem para 240.000, comparado aos 263.000 divulgados anteriormente para a semana considerada. Por outro lado, o Conference Board publicou um relatório mostrando que sua avaliação dos principais indicadores econômicos nos EUA caiu significativamente mais do que o previsto no mês de agosto. De acordo com o documento, o índice principal de indicadores econômicos diminuiu 0,5% em agosto, após um aumento revisado de 0,1% em julho.
Os economistas esperavam uma queda de apenas 0,1%, que igualaria a diminuição inicialmente reportada no mês anterior. Com a Intel liderando o movimento de alta, as ações do setor de semicondutores tiveram um desempenho robusto, levando o Philadelphia Semiconductor Index a um aumento de 3,6%, resultando em um recorde de fechamento.
Além do setor tecnológico, as ações de hardware de computador e biotecnologia mostraram um comportamento forte, contribuindo para o crescimento do Nasdaq. Fora do setor de tecnologia, as ações financeiras também destacaram-se, com os índices KBW Bank e NYSE Arca Broker/Dealer subindo 1,4% e 1,3%, respectivamente.