Transação Bilionária da Electronic Arts
Acordo de Aquisição
A desenvolvedora de jogos eletrônicos Electronic Arts (EA) está se tornando uma empresa privada em um negócio de aquisição avaliado em 55 bilhões de dólares, financiado pela Arábia Saudita e por uma firma de investimento ligada a Jared Kushner. A informação foi divulgada nesta segunda-feira.
Detalhes da Aquisição
A empresa, famosa por sucessos como “Madden NFL”, “The Sims” e “Battlefield”, anunciou que o consórcio responsável pela aquisição é liderado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, pela Silver Lake e pelo Affinity Partners de Kushner. Os acionistas receberão 210 dólares por ação, o que torna esse acordo o maior de sua categoria já registrado.
Reação do Mercado
As ações da EA (EA) registraram um aumento de cerca de 5% nas negociações antes da abertura do mercado. O valor da compra representa um prêmio de 25% em relação ao preço de fechamento da última sexta-feira, antes da divulgação de notícias sobre a aquisição, que foi primeiramente reportada pelo Wall Street Journal.
Declarações da EA
“Nosso time criativo e apaixonado na EA entregou experiências extraordinárias para centenas de milhões de fãs, criou algumas das propriedades intelectuais mais icônicas do mundo e gerou valor significativo para nosso negócio,” afirmou Andrew Wilson, CEO da EA, em um comunicado à imprensa.
Comentário de Jared Kushner
Kushner expressou sua admiração pela capacidade da EA de criar experiências icônicas e duradouras. Ele comentou que, sendo alguém que cresceu jogando os jogos da empresa e agora os desfruta com seus filhos, se sente extremamente empolgado com as perspectivas futuras.
Cronograma da Transação
A conclusão do negócio está prevista para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2027, mas está sujeita à aprovação regulatória.
História da Empresa
Fundada em 1982, a EA possui um amplo portfólio de títulos bem conhecidos, que vão desde jogos esportivos até jogos de tiro em primeira pessoa, incluindo o aguardado lançamento de “Battlefield 6”.
Reestruturação da Força de Trabalho
No ano passado, a empresa demitiu 5% de sua força de trabalho, acompanhando a tendência de outras empresas do setor de jogos que reduziram o número de empregados após vivenciar um aumento significativo durante o pico da pandemia de Covid-19, além de mudanças nos hábitos dos consumidores.
Fonte: www.cnn.com


