Aumento de Capital da Engie Brasil Energia
A Engie Brasil Energia (BOV:EGIE3) anunciou a aprovação de um aumento de capital no valor de R$ 1,96 bilhão. Este valor será obtido por meio da capitalização de parte da reserva de retenção de lucros, resultando na emissão de 326,3 milhões de novas ações ordinárias. A operação será realizada na modalidade de bonificação gratuita, onde será creditada uma nova ação para cada 2,5 ações que o acionista já possuía na data-base.
Data de Corte e Implementação
A companhia informou que a data de corte para a bonificação será 26 de novembro de 2025. As ações bonificadas serão creditadas aos acionistas no dia 01 de dezembro de 2025, e a negociação dessas ações já ajustadas terá início no pregão do mesmo dia.
Objetivos da Bonificação
Segundo a Engie, os objetivos principais desse movimento são:
- Readequar o saldo das reservas de lucros, conforme os limites legais previstos na Lei das Sociedades Anônimas.
- Aumentar a liquidez das ações EGIE3 no mercado, ampliando a base de circulação e facilitando a negociação.
Características das Ações Bonificadas
As novas ações resultantes da bonificação terão os mesmos direitos e características das ações ordinárias já existentes, exceto em relação ao recebimento de dividendos que se referem a períodos anteriores à data da bonificação.
Perfil da Engie Brasil Energia
A Engie Brasil Energia é uma das maiores geradoras privadas de energia no Brasil, possuindo uma forte presença em fontes renováveis, como hidrelétricas, parques eólicos e solares. A empresa é reconhecida pelo seu histórico consistente de geração de caixa e pelo pagamento de dividendos, que habitualmente atraem investidores com um perfil defensivo e orientado para o longo prazo.
Expectativas do Mercado
Com o anúncio realizado, analistas do setor destacam que a bonificação tem o potencial de aumentar a atratividade das ações da empresa. Essa melhoria não será resultado de uma alteração no valor total investido, mas sim pela melhoria da liquidez e pela percepção de acessibilidade, especialmente para aqueles investidores que buscam empresas estáveis do segmento elétrico.
Fonte: br.-.com

