Cortes de Voos nos Estados Unidos
Companhias aéreas e passageiros dos Estados Unidos (EUA) enfrentaram, neste sábado (8), um segundo dia de cortes significativos de voos em todo o país. A expectativa é de que a paralisação do governo resulte em mais cancelamentos nos próximos dias.
Instruções da FAA
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) emitiu instruções para que as companhias aéreas realizassem cortes de 4% nos voos no sábado, afetando 40 grandes aeroportos em todo o país, devido à situação da paralisação. Este percentual de cortes deve aumentar para 6% na próxima terça-feira e chegar a 10% até o dia 14 de novembro.
Impacto nas Companhias Aéreas
Os cortes de voos abrangem cerca de 700 partidas das quatro maiores companhias aéreas dos Estados Unidos: American Airlines, Delta Air Lines, Southwest Airlines e United Airlines. Contudo, as empresas reduzirão menos voos neste sábado em comparação ao dia anterior, evidenciando uma diminuição no volume geral de voos. A United Airlines cortou 168 voos neste sábado, uma redução em relação aos 184 cancelados na sexta-feira, enquanto a Southwest Airlines cancelou pouco menos de 100 voos, comparado aos 120 do dia anterior.
Consequências da Paralisação
Durante o recorde de 39 dias de paralisação do governo, aproximadamente 13.000 controladores de tráfego aéreo e 50.000 agentes de segurança foram obrigados a trabalhar sem remuneração. Essa situação gerou um aumento significativo no absenteísmo entre esses profissionais.
Compensação Não Recebida
Na quinta-feira, muitos controladores de tráfego aéreo foram informados de que não receberiam nenhuma compensação durante um segundo ciclo de pagamento previsto para a próxima semana.
Pressão Política
O governo Trump tem colocado pressão sobre os democratas do Congresso, exigindo que concordem com um plano republicano que permitiria o financiamento do governo federal, possibilitando assim a sua reabertura.
Atrasos nos Voos
Além dos cancelamentos, a ausência de controladores de tráfego aéreo na sexta-feira levou a FAA a atrasar centenas de voos em 10 aeroportos, incluindo localidades como Atlanta, São Francisco, Houston, Phoenix, Washington, D.C., e Newark. No total, mais de 5.600 voos foram adiados na última sexta-feira, levando a uma situação de incerteza e caos no setor aéreo.
Fonte: www.moneytimes.com.br


