Licença para fabricação de chips na China
O governo dos Estados Unidos concedeu uma licença anual para a Samsung e a SK Hynix, permitindo que essas empresas levem equipamentos de fabricação de chips para suas instalações na China até 2026. Essa informação foi divulgada por duas fontes que estão familiarizadas com o assunto, na terça-feira, dia 30.
Alívio temporário para empresas sul-coreanas
A aprovação dessa licença representa um alívio temporário para as empresas sul-coreanas, especialmente em um contexto em que os Estados Unidos revogaram isenções de licenças anteriormente concedidas a diversas empresas de tecnologia, em virtude de uma crescente rivalidade tecnológica com a China.
Uma das fontes citou que Washington introduziu um novo sistema de aprovação anual para as exportações de ferramentas destinadas à fabricação de chips para o mercado chinês.
Isenções e mudanças nas permissões de exportação
A Samsung, a SK Hynix e a TSMC estavam se beneficiando de isenções diante das restrições severas impostas pelos Estados Unidos sobre a exportação de tecnologias relacionadas a chips destinadas à China. No entanto, essas isenções, conhecidas como status de usuário final validado, terão fim em 31 de dezembro deste ano. A partir dessa data, as remessas de equipamentos de fabricação de chips dos Estados Unidos para as fábricas na China precisarão de licenças específicas de exportação.
Comentários das empresas e do governo
Até o momento, a Samsung e a SK Hynix optaram por não comentar sobre a situação, enquanto a TSMC não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos também não estava disponível para declarações fora do horário comercial.
Controles de exportação revisados
O governo norte-americano, sob a liderança do presidente Donald Trump, está reavaliando os controles de exportação que considera excessivamente flexíveis desde que Joe Biden assumiu a presidência. Essa revisão visa restringir o acesso da China à tecnologia avançada proveniente dos Estados Unidos.
Importância da China para as empresas de chips
A Samsung Electronics, a maior fabricante de chips de memória no mundo, e a SK Hynix, a segunda maior, veem a China como uma de suas principais bases para produção. Isso é especialmente relevante no caso de chips de memória tradicionais, cujos preços têm apresentado alta, impulsionados pela demanda proveniente de centros de dados dedicados à inteligência artificial e pelas dificuldades de suprimentos enfrentadas pelo setor.
Fonte: www.moneytimes.com.br


