Aeronave KC-135 da Força Aérea dos EUA perde-se sobre o Iraque
No dia 4 de março de 2026, um avião de reabastecimento KC-135 da Força Aérea dos EUA sobrevoou Tel Aviv. Segundo informações do comando militar dos EUA, um avião de reabastecimento KC-135 foi perdido durante um voo sobre o Iraque em um incidente que, de acordo com eles, “não foi causado por fogo hostil ou de inimigos”.
O Comando Central dos EUA emitiu uma declaração informando que o incidente envolveu dois aviões e ocorreu em um espaço aéreo amigo. Um dos aviões caiu na região ocidental do Iraque, enquanto o segundo pousou em segurança. “O incidente ocorreu em espaço aéreo amigo durante a Operação Epic Fury, e os esforços de resgate estão em andamento”, afirmou o Comando Central, referindo-se à guerra contra o Irã, que resultou em ataques retaliatórios por parte de Teerã em toda a região do Oriente Médio.
Atualmente, não está claro quantos membros das forças armadas dos EUA estavam a bordo da aeronave KC-135 que caiu.
A Resistência Islâmica no Iraque, um agrupamento de milícias no país, apoiadas pelo Irã, assumiu responsabilidade pelo abatimento da aeronave americana, conforme um comunicado postado em seu canal no Telegram.
Este representa a quarta perda de aeronaves relatada desde o início da guerra com o Irã, após três caças F-15 terem sido derrubados por fogo amigo das defesas aéreas do Kuwait.
O KC-135, que custava aproximadamente 39,6 milhões de dólares em 1998, segundo informações da Força Aérea dos EUA, é normalmente utilizado para reabastecer outras aeronaves em voo.
Advertências de autoridades iranianas
A perda da aeronave acontece em um contexto em que o chefe de segurança do Irã, Ali Larijani, declarou que Teerã fará com que os EUA “se arrependam” por terem iniciado a guerra no Iraque. “Trump diz que está buscando uma vitória rápida. Começar uma guerra é fácil, mas não pode ser vencida apenas com alguns tweets”, afirmou Larijani em uma postagem na plataforma X durante a manhã de sexta-feira.
As declarações de Larijani seguiram-se a comentários do novo líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, que indicou que o estreito de Ormuz, importante passagem marítima, deve permanecer fechado como uma “ferramenta para pressionar o inimigo”.
Khamenei também reiterou a necessidade de fechar imediatamente todas as bases militares dos EUA no Oriente Médio, alertando que “essas bases serão atacadas”, em comentários televisionados traduzidos pela Reuters.
Apesar das declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, afirmando que “ganhamos” no Irã e que a guerra “terminará muito em breve”, mais embarcações estrangeiras foram atacadas no Golfo Pérsico na quinta-feira passada.
O Irã ainda advertiu que os preços do petróleo poderiam subir para 200 dólares por barril, acusando os EUA de desestabilizar a segurança regional, conforme declarado por Ebrahim Zolfaqari, porta-voz do comando militar iraniano, na quarta-feira, segundo informações da Reuters.
— Reportagem de Sam Meredith e Holly Ellyatt, da CNBC.
Fonte: www.cnbc.com