Expectativas do Mercado para Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
A quarta-feira, dia 22 de outubro, inicia com investidores atentos a uma série de eventos que podem gerar volatilidade no mercado financeiro. Esses eventos podem influenciar tanto as bolsas de valores, quanto o câmbio e os títulos públicos, tanto no Brasil quanto no exterior.
Destaques Globais
A atenção global se concentra no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e em outros indicadores de inflação que serão divulgados no Reino Unido. Também são esperados discursos de importantes líderes do Banco Central Europeu (BCE), nomeadamente Christine Lagarde e Luis de Guindos, que podem indicar os próximos passos na política monetária da Zona do Euro.
Nos Estados Unidos, a agenda inclui a divulgação dos estoques de petróleo pela Administração de Informação de Energia (EIA) e um leilão de títulos de 20 anos do Tesouro norte-americano, eventos que costumam impactar as expectativas sobre juros e inflação. No Brasil, o Banco Central apresentará o fluxo cambial estrangeiro, e o feriado do Diwali na Índia deverá reduzir o volume de negócios na região asiática.

💰 Ganhe Taxa 0%
Abra sua Conta Internacional Nomad e aproveite taxa 0% na sua primeira conversão. Uma forma inteligente, rápida e segura de enviar, guardar e usar seu dinheiro em dólar.
🌎 Abrir minha conta NomadAgenda Econômica
A lista completa dos indicadores econômicos e eventos político-econômicos agendados para o dia inclui:
- Índia: Feriado de Diwali
- Reino Unido:
- 03:00 – IPC-núcleo (Set) (Mensal) – Projeção: 0,2% | Anterior: 0,3%
- 03:00 – IPC-núcleo (Set) (Anual) – Projeção: 3,7% | Anterior: 3,6%
- 03:00 – Núcleo do IPP – Produtos Acabados (Set) (Mensal) – Anterior: 0,4%
- 03:00 – IPC Reino Unido (Set) (Anual) – Projeção: 4,0% | Anterior: 3,8%
- 05:30 – Índice de Preços de Imóveis (Anual) – Projeção: 2,5% | Anterior: 2,8%
- Estados Unidos:
- 08:00 – Juros de Hipotecas de 30 anos MBA – Anterior: 6,42%
- 11:30 – Estoques de Petróleo Bruto – Projeção: 3,524M | Anterior: 2,200M
- BCE:
- 09:25 – Discurso de Christine Lagarde, Presidente do BCE
- 08:00 – Discurso de Luis de Guindos, Vice-presidente do BCE
- Alemanha:
- 12:00 – Pronunciamento de Buch, Vice-presidente do Banco Central Alemão
- Brasil:
- 14:30 – Fluxo Cambial Estrangeiro – Anterior: 0,738B
- Estados Unidos:
- 14:00 – Leilão de títulos de 20 anos – Anterior: 4,613%
- Reino Unido:
- 17:00 – Discurso de Woods, Vice-Governador do Banco da Inglaterra
- Estados Unidos:
- 17:00 – Discurso de Barr, Vice-presidente de Supervisão do Fed
- Japão:
- 20:50 – Investimentos Estrangeiros em Ações Japonesas – Anterior: 1,885,0B
- 20:50 – Compra de Títulos Estrangeiros – Anterior: 596,4B
Análise dos Indicadores dos EUA
Nos Estados Unidos, o foco do mercado estará na divulgação dos estoques de petróleo bruto e derivados, uma vez que esses dados impactam diretamente as cotações do Petróleo WTI e do Petróleo Brent. Os resultados podem alterar as expectativas sobre inflação e, por consequência, influenciar a política monetária do Federal Reserve. Além disso, o leilão de títulos de 20 anos do Tesouro e o discurso de Michael Barr, vice-presidente de Supervisão do Fed, podem fornecer pistas sobre ajustes no ritmo de aperto monetário.
Uma surpresa nos resultados dos estoques de petróleo, em combinação com declarações mais rígidas por parte de membros do Fed, tende a provocar uma pressão sobre o dólar e também sobre os rendimentos dos Treasuries, aumentando a aversão ao risco entre investidores.
Foco no Brasil
No Brasil, o Banco Central irá divulgar o fluxo cambial estrangeiro, dado que é considerado um indicador relevante para entender o comportamento dos investidores internacionais e o movimento do dólar em relação ao real. Em um cenário marcado pela expectativa em relação ao quadro fiscal e à direção das taxas de juros, esse resultado poderá impactar tanto o mercado de câmbio quanto os contratos futuros de dólar. O índice futuro de Ibovespa também poderá reagir de maneira mais volátil se o resultado demarcar uma saída significativa de capitais do país.
Desenvolvimento na Ásia
Na Ásia, o feriado de Diwali mantêm os mercados indianos fechados, resultando em um menor volume de negociações globais. No Japão, serão divulgados dados sobre os investimentos estrangeiros em ações e a compra de títulos externos, informações que podem ser úteis para mensurar o apetite dos investidores japoneses para o risco internacional. Um fluxo positivo nesses dados tende a beneficiar moedas emergentes e commodities, influenciando as expectativas para o câmbio e o preço do Ouro.
Situação na Europa
Na Europa, especialmente no Reino Unido, os investidores estão de olho na divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e de outros dados relacionados à inflação que ficaram abaixo das expectativas. O núcleo do IPC mensal apresentou variação de 0,0% e o anual de 3,5%, reforçando as apostas de que o Banco da Inglaterra manterá as taxas de juros estáveis nas próximas reuniões. Os discursos de Christine Lagarde e Luis de Guindos serão monitorados de perto, em busca de indícios sobre o ritmo dos cortes nas taxas de juros da Zona do Euro, que podem afetar diretamente o Euro e os índices DAX e CAC 40.
Os zainteresados podem acompanhar, em tempo real, todos os resultados dos indicadores econômicos e eventos político-econômicos do dia por meio da página do Calendário Econômico.
Fonte: br.-.com
