Expectativas do Mercado
Feriado no Brasil e na China
A quarta-feira, dia 18 de fevereiro, é marcada por feriados no Brasil e na China. Neste contexto, as expectativas dos investidores estão polarizadas entre a busca por pistas sobre a direção das taxas de juros nos Estados Unidos, o que será abordado com a divulgação da ata do Federal Open Market Committee (FOMC), e a resiliência da inflação no Reino Unido, que poderá influenciar as decisões do Banco da Inglaterra.
Boletim Focus e Horários de Negociação
No cenário doméstico, a atenção se volta para o Boletim Focus, que traz as projeções atualizadas do mercado, incluindo estimativas para a Selic, o câmbio e a inflação no Brasil. Cabe ressaltar que, na Quarta-feira de Cinzas (18), a bolsa de valores volta a operar em horário reduzido. A janela de negociação de renda variável será das 13h às 17h55, com uma pré-abertura ocorrendo entre 12h45 e 13h, e um leilão de fechamento programado para as 17h55 até às 18h. Para os contratos de derivativos financeiros e de commodities, a negociação iniciará também às 13h, com pré-abertura a partir das 12h55. O mercado de balcão organizado terá sua pré-abertura entre 12h45 e 13h e funcionará das 13h às 17h55, com leilão de fechamento até às 18h.
Indicadores Econômicos
Acompanhe a lista completa dos indicadores econômicos e eventos político-econômicos previstos para o dia 18 de fevereiro de 2026, tanto no Brasil quanto no exterior:
Brasil e China
- [] Dia todo – Quarta-feira de Cinzas (feriado)
- [] Dia todo – Ano Novo Chinês (feriado)
Reino Unido
- [] 04:00 – IPC (Índice de Preços ao Consumidor) de janeiro (mensal) – Projeção: -0,5% | Anterior: 0,4%
- [] 04:00 – IPC de janeiro (anual) – Projeção: 3,0% | Anterior: 3,4%
- [] 04:00 – IPC-núcleo de janeiro (mensal) – Projeção: -0,7% | Anterior: 0,3%
- [] 04:00 – IPC-núcleo de janeiro (anual) – Projeção: 3,0% | Anterior: 3,2%
- [] 04:00 – IPP (Índice de Preços ao Produtor) de produtos acabados (mensal) – Projeção: 0,2% | Anterior: 0,0%
- [] 04:00 – Núcleo do IPP de produtos acabados (mensal) – Projeção: -0,1%
- [] 04:00 – Índice de Preços no Varejo (RPI) de janeiro (mensal) – Projeção: -0,4% | Anterior: 0,7%
- [] 06:30 – Índice de Preços Imóveis (anual) – Projeção: 1,9% | Anterior: 2,5%
Alemanha
- [] 07:30 – Leilão Alemão de Bunds a 10 anos – Anterior: 2,850%
Estados Unidos
- [] 08:25 – Boletim Focus
- [] 09:00 – Juros de hipotecas de 30 anos (MBA) – Anterior: 6,21%
- [] 10:30 – Licenças de construção (dezembro) – Anterior: 1,411M
- [] 11:15 – Produção industrial de janeiro (mensal) – Projeção: 0,4% | Anterior: 0,4%
- [] 16:00 – Divulgarão das atas da reunião do FOMC
- [₸] 18:00 – Fluxo líquido de capital – Anterior: 212B
Foco nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o item mais significativo do dia é a divulgação da ata da última reunião do FOMC, que está agendada para às 16h. O mercado prestará atenção nas entrelinhas do documento em busca de indícios sobre o impacto das políticas sob a nova gestão de Donald Trump, tais como a possibilidade de novas tarifas e os seus efeitos na atividade econômica. Qualquer sinal de que os membros do Fed estejam mais preocupados com a inflação ou estejam mais predispostos a cortar juros poderá influenciar diretamente os futuros dos índices como S&P 500 (CCOM:US500) e Nasdaq (CCOM:US100), além de afetar a curva de juros e o interesse por títulos públicos norte-americanos. Antes da ata, os dados referentes à construção de moradias, licenças e pedidos de bens duráveis de dezembro devem estabelecer o panorama da saúde da maior economia do mundo, preparando o terreno para as análises subsequentes. A agenda também inclui discursos de membros do Fed e um leilão de títulos de 20 anos, que testará o apetite dos investidores pela dívida de longo prazo em um cenário de juros norte-americanos ainda incertos.
Contexto no Brasil
No Brasil, devido ao feriado de Quarta-feira de Cinzas, o pregão local não deve apresentar grandes movimentações. Como mencionado anteriormente, a bolsa retornará a operar em horário reduzido, das 13h às 17h55, com pré-abertura e leilão de fechamento programados.
Boletim Focus
Hoje, o investidor deve prestar atenção no Boletim Focus, que é divulgado às 8h25. Esse relatório, produzido pelo Banco Central, agrega as projeções dos principais agentes financeiros sobre a economia brasileira e serve como um indicador das expectativas do mercado. Os focos principais estarão nas estimativas de inflação (IPCA), no câmbio e, especialmente, na Selic. Qualquer mudança significativa nas previsões poderá impactar a precificação dos contratos de juros futuros e a estratégia daqueles que consideram investir no Tesouro Direto. Existe uma expectativa se a recente reunião do Copom terá afetado as projeções do relatório ou se o Boletim Focus manterá as tendências observadas nas semanas anteriores.
Dados da Ásia-Pacífico
Na área da Ásia-Pacífico, o dia começa com dados relevantes provenientes do Japão e da Austrália. O Japão divulgará dados sobre o núcleo de encomendas de maquinário referentes a dezembro, um indicador crucial para o setor privado. As previsões são encorajadoras, com uma expectativa de recuperação expressiva mensal de 5,1%, após um declínio anterior de 11,0%. Por outro lado, na Austrália, haverá destaque para o relatório de emprego do mês de janeiro, que é esperado mostrar uma leve alta na taxa de desemprego, alcançando 4,2%, juntamente com uma desaceleração na criação de vagas, com a variação no emprego passando de 65,2K para 20,1K. Resultados de emprego mais robustos podem pressionar o dólar australiano e sugerir uma redução das chances de cortes adicionais nas taxas de juros pelo Banco da Reserva da Austrália, influenciando o índice ASX 200 (ASX:XJO).
Agenda Europeia
A agenda europeia será dominada pela divulgação da inflação no Reino Unido, que será apresentada às 4h da manhã no horário de Brasília. A expectativa do mercado é que o IPC do Reino Unido reflita um alívio considerável em janeiro, sendo projetada uma taxa anual de 3,0%, em comparação aos 3,4% registrados em dezembro. O núcleo do IPC, que desconsidera itens mais voláteis, deve também indicar uma desaceleração, com previsão de 3,0%. Se os números corresponderem às expectativas, isso pode fortalecer a visão de que o Banco da Inglaterra começará a reduzir as taxas de juros em breve, trazendo alívio para a economia local e dando um impulso ao FTSE 100 (LSE:UKX). Por outro lado, uma inflação que se mostre mais persistente poderá causar volatilidade na libra e nos títulos públicos britânicos (gilts). Adicionalmente, o leilão de bunds alemães de 10 anos e o discurso de Isabel Schnabel, do BCE, também serão monitorados de perto.
Acompanhe os Movimentos do Mercado
Acompanhe todos esses movimentos do mercado em tempo real e não perca a divulgação de nenhum resultado relevante! Fique por dentro minuto a minuto dos dados e entenda como eles podem impactar os seus investimentos.
Fonte: br.-.com


