Banco Mundial Administrará Fundo Florestas Tropicais para Sempre
O Banco Mundial assumirá a função de administrador e hospedará, de forma temporária, o secretariado do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, em inglês). A informação foi divulgada pelo Ministério da Fazenda nesta terça-feira, dia 21 de setembro. Segundo o comunicado, a instituição fornecerá ao TFFF uma estrutura administrativa, supervisão fiduciária e garantirá práticas de transparência por meio de relatórios regulares.
Transformação da Ideia em Realidade
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou que a decisão do Banco Mundial representa a transição do TFFF de uma concepção para uma configuração operacional efetiva. Em nota, ele destacou a importância desse passo para a realização dos objetivos do fundo.
Papel do Banco Mundial
O Banco Mundial exercerá a função de trustee, redistribuindo os recursos que forem gerados pelo fundo para os governos, de acordo com diretrizes previamente estabelecidas. Além dessa função, a instituição também prestará apoio em operações iniciais e capitaneiará funções de coordenação até que uma sede institucional permanente seja estabelecida.
Estrutura de Governança
A estrutura de governança do fundo contará com um conselho diretor, que envolverá a participação de países que possuem florestas tropicais, além de países investidores, conforme indicado pelo Ministério da Fazenda.
Inclusão e Diversidade nas Discussões
Para garantir que haja inclusão nas discussões e deliberações, há planos para a criação de um conselho consultivo que incluirá representantes de povos indígenas e comunidades locais. Além disso, um painel técnico e científico será estabelecido para assegurar que os aspectos técnicos e científicos sejam considerados nas tomadas de decisão.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


