Correção de Rendimento do FGC para o Will Bank
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) atualizou uma informação divulgada na quarta-feira (21) sobre a data de corte no processo de garantia destinado a depositantes e investidores do Will Bank. A aquisição do Will Bank pelo Banco Master ocorreu em 30 de agosto de 2024, e não em 22 de agosto de 2024, conforme mencionado anteriormente. Assim, a data de corte efetiva é 31 de agosto de 2024.
Liquidação Extrajudicial do Will Bank
Na mesma data, o FGC anunciou que o acionamento do processo de garantia foi concedido para os depositantes e investidores do Will Bank, que teve a liquidação extrajudicial determinada pelo Banco Central na manhã do dia 21.
Estimativas de Pagamento
Em uma declaração, o FGC estima que o valor a ser pago aos credores será aproximadamente de R$ 6,3 bilhões, com base em informações coletadas até novembro do ano anterior. Contudo, o montante final a ser desembolsado e o número de clientes que serão contemplados dependerão das informações que serão disponibilizadas pelo liquidante.
Complicações na Consolidação dos Valores
A situação se torna mais complexa devido à integração da fintech ao conglomerado do Banco Master, que foi liquidado em novembro. Isso implica que alguns beneficiários podem já ter ultrapassado o limite de garantia, complicando o cálculo dos valores devidos.
Direitos dos Clientes
Os clientes que adquiriram produtos financeiros antes da aquisição do Master em 2024 terão seus direitos preservados. A partir de 31 de agosto daquele ano, as aplicações de clientes que tenham investimentos em ambas as instituições serão consolidadas por CPF ou CNPJ, respeitando o limite de R$ 250 mil, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo FGC.
Informações sobre Reembolsos
Caso o reembolso já tenha sido totalmente realizado, não haverá compensação adicional por parte do FGC. De acordo com a atualização mais recente, 448 mil dos 800 mil credores do Master já completaram o processo de solicitação das garantias. Os pagamentos começaram oficialmente na última segunda-feira.
Prazos para Pagamento
O FGC também salientou que não existe um prazo legal para o início dos pagamentos, embora garanta que estão fazendo esforços para que esses pagamentos comecem o quanto antes. Historicamente, em outras liquidações, o prazo para início dos pagamentos variou entre 30 e 60 dias.
Contexto da Liquidação
A liquidação extrajudicial do Will Bank foi determinada um dia após a Mastercard ter bloqueado os cartões da fintech devido à falta de pagamento de obrigações financeiras. A bandeira tomou medidas para executar garantias de dívidas e, com isso, adquiriu uma participação nas ações do Banco de Brasília (BRB) e na varejista de móveis online Westwing.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


