Ministros das Finanças do G7
Os ministros das Finanças do G7 (Grupo dos Sete) expressaram a intenção de manter uma frente unida e coordenar suas respostas de curto prazo em relação aos controles de exportação estabelecidos pela China sobre terras raras, além de diversificar os fornecedores. A declaração foi feita pelo comissário econômico europeu, Valdis Dombrovskis, nesta quinta-feira (16).
Controles de Exportação da China
Em uma entrevista à Reuters, realizada durante as reuniões do FMI (Fundo Monetário Internacional) em Washington, Dombrovskis afirmou que a China detém atualmente uma posição dominante nas cadeias de suprimento globais de terras raras, com entre 80% e 90% desses minerais originários do país asiático.
O comissário destacou que a preocupação com os novos e abrangentes controles de exportação da China é compartilhada entre os parceiros do G7. Esses controles não apenas ampliam o escopo dos minerais cobertos, mas também afetam a cadeia de valor e incluem disposições extraterritoriais complexas.
Coordenação da Resposta
Dombrovskis mencionou que houve um consenso entre os ministros sobre a necessidade de coordenar esforços e compromissos com as autoridades chinesas para encontrar soluções de curto prazo para essas preocupações.
Além disso, o comissário sublinhou a importância de continuar os trabalhos relacionados à diversificação e à resiliência das cadeias de suprimento, destacando que essa necessidade não é nova.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


