Acordo de Livre Comércio com os Emirados Árabes
A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Tatiana Prazeres, informou em entrevista ao CNN Money, realizada na quarta-feira, dia 17, que o governo brasileiro espera finalizar um acordo de livre comércio com os Emirados Árabes Unidos ainda no presente ano.
Progresso nas Negociações
As negociações com o país árabe tiveram início em 2024 e avançaram de forma significativa entre as partes envolvidas. Conforme reportado pela CNN, as divergências que existiam entre os dois lados foram reduzidas a algumas poucas questões nos últimos meses. Um exemplo dessas questões pendentes refere-se ao tratamento e regulamentação de uma lista de produtos petroquímicos.
Importância da Aceleração nas Conclusões de Acordos
Durante a entrevista, Prazeres repercutiu sobre a assinatura do acordo entre Mercosul e EFTA, mencionando a relevância da aceleração na conclusão de acordos comerciais. “É um momento muito importante para a agenda de negociações externas. O cenário é muito desafiador e, portanto, diversificar mercados é uma prioridade para o governo brasileiro”, afirmou.
Acordos Recentes do Mercosul
Desde 2023, o Mercosul já firmou acordos de livre comércio com Singapura e EFTA — que inclui Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein — além de ter finalizado negociações com a União Europeia. Juntos, esses três acordos representam um aumento de 152% na corrente de comércio do Brasil sob regimes preferenciais, evidenciando o esforço do governo em ampliar sua atuação no comércio internacional.
Retomada das Negociações com o Canadá
Além da expectativa de concluir o acordo com os Emirados Árabes Unidos neste ano, o governo brasileiro também reativou as negociações para um acordo de livre comércio com o Canadá. Segundo Tatiana Prazeres, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, está promovendo esforços para impulsionar parcerias com outros países, como o México e a Índia.
Expansão do Acordo Comercial com o México e Índia
Tatiana Prazeres destacou que o vice-presidente recentemente retornou de uma viagem ao México, onde estabeleceu um compromisso para a expansão do acordo comercial entre os dois países. Além disso, Alckmin também planeja visitar a Índia, com o objetivo de ampliar um acordo que, segundo ela, é atualmente bastante limitado.
As ações e negociações mencionadas são parte de uma estratégia governamental em buscar ampliar o alcance dos acordos comerciais do Brasil no cenário internacional, visando não apenas a diversificação de mercados, mas também o fortalecimento das relações econômicas com nações de relevância global.