Grupo Pão de Açúcar Aprova Mudanças no Conselho de Administração
Na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta segunda-feira, dia 6, o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) obteve a aprovação para destituir o conselho de administração existente, acumulando 369,4 milhões de votos a favor. Além disso, a assembleia elegeu uma nova composição para o colegiado.
A AGE também definiu o número de membros do conselho em nove, conforme divulgado na ata oficial ao mercado. Os investidores Rafael Ferri e Ricardo Roldão, que se apresentaram como candidatos, não foram eleitos para o novo board. Em contrapartida, o investidor Rodolfo Costa Francisco conquistou uma cadeira destinada aos acionistas minoritários.
A votação foi realizada através do sistema de voto múltiplo. Este mecanismo permite que os acionistas distribuam seus votos entre um número menor de candidatos, o que, por sua vez, aumenta as chances de os minoritários conseguirem assentos no conselho.
Nova Composição do Conselho de Administração
Após as eleições deste dia 6, a nova formação do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar é a seguinte:
- André Luiz Coelho Diniz (Membro Independente)
- Gustavo Jeronimo Viana Lobato Gonçalves (Membro Independente)
- Leandro Assis Campos (Membro Independente)
- Luiz Henrique Cunha Costa Alves (Membro Independente)
- Christophe José Hidalgo
- Marcelo Ribeiro Pimentel
- Helene Esther Bitton
- Edison Ticle de Andrade de Melo e Souza Filho (Membro Independente)
- Rodolfo Costa Neves Francisco (Membro Independente)
Além disso, foi eleito Rômulo Santos Siqueira como membro efetivo para o conselho fiscal, com Décio Chaves Rodrigues ocupando a posição de suplente.
Participação da Família Coelho Diniz
Em agosto, a família Coelho Diniz, composta por André Luiz Coelho Diniz, Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz, aumentou sua participação no capital do GPA para 24,6%. Com essa elevação, a família solicitou a convocação de uma assembleia para discutir a destituição da atual composição do conselho e a eleição de novos membros.
Com essa movimentação, a família Coelho Diniz se torna a maior acionista do GPA, superando a empresa francesa Segisor, que detém um pouco mais de 20% do capital. A Segisor tornou-se acionista após a reorganização societária realizada em 2015 pela companhia Casino, que foi a antiga controladora do Grupo Pão de Açúcar.
É importante ressaltar que a família Coelho Diniz não possui relação com o empresário falecido Abílio Diniz, que foi fundamental na popularização da rede Pão de Açúcar no Brasil. A família mencionada é proprietária de uma rede de supermercados localizada no interior de Minas Gerais, contando com mais de 20 lojas em operação.
Fonte: www.moneytimes.com.br