Aumento de Impostos sobre Imóveis da Classe Alta Gera Reação
Uma nova iniciativa de estados para tributar imóveis de alto valor gerou uma reação negativa entre corretores e potenciais compradores, que afirmam que os impostos penalizam os principais consumidores locais.
Impostos sobre Propriedades Caras
Desde aumentos de impostos sobre segundas residências no Rhode Island e Montana até a proposta de imposto de transferência em Cape Cod para imóveis acima de US$ 2 milhões e o imposto sobre mansões em Los Angeles, governos estaduais e locais enxergam uma mina de ouro na tributação de propriedades de alto valor.
"Isso é um tapa na cara das pessoas que simplesmente gastam dinheiro aqui", disse Donna Krueger-Simmons, corretora da Mott & Chace Sotheby’s International em Watch Hill, Rhode Island.
Fatores que Impulsionam os Aumentos de Imposto
Os aumentos de impostos são impulsionados por orçamentos estaduais mais apertados e a indignação populista sobre os custos de habitação. Os estados buscam compensar cortes orçamentários esperados com o novo projeto de lei de impostos e gastos em Washington. Ao mesmo tempo, o mercado imobiliário apresenta uma divisão, com a classe média e famílias jovens tendo dificuldade em adquirir imóveis, enquanto o mercado de luxo se beneficia de compradores ricos que pagam em dinheiro.
Para muitos estados, a solução é tributar as residências dos ricos.
Um Imposto que Recebe o Nome de Taylor Swift
O novo imposto de Rhode Island, apelidado de "Imposto Taylor Swift", é um dos mais severos. A cantora pop adquiriu uma casa de praia na elite comunidade de Watch Hill em 2013.
O dispositivo impõe uma nova sobretaxa sobre segundas residências avaliadas em mais de US$ 1 milhão. Para residências não primárias, ou aquelas não ocupadas por mais de 182 dias ao ano, o estado cobrará US$ 2,50 a cada US$ 500 de valor avaliado acima do primeiro milhão. Essa cobrança se soma aos impostos sobre propriedades existentes e resultará em grandes aumentos para casas de luxo em Newport, Watch Hill e outras comunidades de veraneio no estado.
O imóvel de Swift, por exemplo, é avaliado em cerca de US$ 28 milhões, de acordo com registros imobiliários locais. Seus atuais impostos sobre a propriedade estão estimados em cerca de US$ 201.000 por ano. As novas cobranças adicionarão mais US$ 136.442 aos seus impostos anuais, elevando o total para US$ 337.442 – apesar de os moradores afirmarem que ela raramente visita.
Impactos sobre Proprietários e Negócios Locais
Os corretores de imóveis afirmam que o aumento atinge os contribuintes que já contribuem mais. Proprietários de segundas residências ricas pagam altos impostos sobre propriedades, mas não utilizam muitos serviços locais, já que suas residências principais estão em Nova York, Boston, Palm Beach, Florida, ou outras localidades. Seus filhos tipicamente não frequentam as escolas locais e eles utilizam poucos serviços municipais, como polícia e bombeiros, pois a maioria permanece por apenas 10 a 12 semanas ao ano.
"Essas pessoas vêm aqui apenas no verão, gastam seu dinheiro e pagam sua parte justa em impostos", disse Krueger-Simmons. "Elas estão sendo penalizadas apenas porque também vivem em outro lugar."
Corretores e residentes de longa data afirmam que os veranistas de Newport, Watch Hill e outras cidades de praia sazonais são motores econômicos para negócios locais, restaurantes e hotéis.
"Você está apenas prejudicando as pessoas que sustentam os pequenos negócios", disse Lori Joyal, do escritório da Lila Delman Compass em Watch Hill. "Você está afastando aqueles que gastam a maior parte do dinheiro nessas cidades."
Rhode Island também aumentará seu imposto sobre a transferência de imóveis de luxo a partir de outubro. O imposto sobre vendas imobiliárias será um adicional de US$ 3,75 para cada US$ 500 pagos acima de US$ 800.000 por uma compra imobiliária. Ao mesmo tempo, o alto imposto sobre heranças do estado afasta muitos dos ultra-ricos de morar lá em tempo integral.
Compradores em Espera
Os corretores afirmam que alguns proprietários de segundas residências estão considerando vender, enquanto muitos potenciais compradores estão adiando suas aquisições. Embora o aumento de impostos não deva levar a uma fuga significativa de riqueza, Joyal afirmou que compradores em potencial em Rhode Island estão já considerando cidades costeiras em Connecticut como alternativas.
"É sempre uma questão de escolhas", disse ela. "No final das contas, trata-se de como eles podem escolher gastar seus dólares discricionários. Connecticut tem algumas belas cidades costeiras sem alguns desses outros impostos altos."
Imposto Similar em Montana
Montana aprovar um imposto semelhante. A entrada de californianos e outros recém-chegados abastados no estado durante a pandemia resultou em aumentos de preços de imóveis e crescente ressentimento em relação à gentrificação. Ao mesmo tempo, a baixa taxa de imposto de renda e a falta de um imposto sobre vendas no estado deixaram pouca margem para aumentos de receita visando melhoras nos serviços.
Em maio, o estado aprovou um plano de imposto sobre propriedades em duas camadas, reduzindo as taxas para residentes em tempo integral e aumentando os impostos sobre segundas residências e aluguéis de curto prazo. Para residências primárias e aluguéis de longa duração avaliados a ou abaixo do preço médio de casa do estado, a taxa será de 0,76%. Imóveis com valor superior a isso enfrentarão um sistema de taxas escalonadas de até 1,9% sobre qualquer valor acima de quatro vezes o preço médio.
O Departamento de Receita de Montana espera que as mudanças, que entrarão em vigor no próximo ano, aumentem os impostos sobre segundas residências em média de 68%. Corretores afirmam que alguns compradores estão esperando para ver as faturas de impostos do próximo ano antes de tomar decisões sobre compra ou venda.
"Ouvi falar de alguns compradores que frearam suas decisões para esperar a poeira assentar e ver o que acontece", disse Valerie Johnson, da PureWest Christie’s International Real Estate em Bozeman, Montana.
Johnson comentou que, embora o imposto tenha sido promovido por legisladores como uma medida para impactar os ricos proprietários de segundas residências, ele também afetará residentes de longa data que possuem imóveis de investimento e os alugam para gerar renda.
"Essas são pequenas empresas para muitas pessoas", esclareceu.
Análise sobre Políticas Fiscais
Manish Bhatt, analista sênior de políticas da Tax Foundation, afirmou que aumentos de impostos direcionados a proprietários de segundas residências podem ser politicamente populares, mas raramente resultam em políticas fiscais bem-sucedidas ou eficientes. A reforma do imposto sobre propriedades deveria ser abrangente, em vez de focada em contribuintes que são destacados apenas por não residirem em uma comunidade em tempo integral, disse ele.
"Há uma necessidade urgente de encontrar receita no momento", afirmou. "No entanto, tributar proprietários de segundas residências pode ter o efeito oposto – desestimular as pessoas a possuírem uma segunda casa ou a continuarem a residir nessas comunidades."
Embora os novos impostos por si só possam não expulsar os ricos, "sabemos que os impostos são importantes para empresas e indivíduos, podendo levar as pessoas a decidirem comprar em outro estado próximo", completou Bhatt.
As receitas projetadas dos novos impostos podem também decepcionar. Quando Los Angeles aprovou seu chamado "imposto sobre mansões" em 2022, defensores prometeram projeções de receita entre US$ 600 milhões a US$ 1,1 bilhão por ano. O imposto, imposto sobre vendas imobiliárias acima de US$ 5 milhões, arrecadou apenas US$ 785 milhões após mais de dois anos, segundo o Departamento de Habitação de Los Angeles.
Taxas de juros mais altas que afetaram o mercado imobiliário desempenharam um papel, segundo especialistas. No entanto, Michael Manville, professor de planejamento urbano na UCLA Luskin School of Public Affairs, afirmou que compradores e vendedores ricos também reduziram transações em resposta ao imposto.
"A receita mais baixa é motivo de preocupação, pois sugere que o imposto pode realmente estar reduzindo transações, o que, por sua vez, pode diminuir a produção habitacional e a receita de impostos sobre propriedades", finalizou.