Mercado de Carne Bovina em 2026
Investigação das Importações pela China
O cenário do mercado de carne bovina para 2026 está intimamente relacionado à continuidade das investigações que estão sendo realizadas pela China sobre as importações. Essas investigações seguirão até o dia 26 de janeiro do próximo ano. Segundo Fernando Iglesias, analista de proteína animal da Safras & Mercado, a principal incerteza reside nas medidas que poderão ser implementadas pelo país asiático.
"Quais serão as salvaguardas: cotas ou tarifas adicionais? Haverá limitações de crédito para os importadores? Desabilitarão frigoríficos que operam com muitas unidades habilitadas? Todas essas questões geram uma série de dúvidas", destacou Iglesias em entrevista ao Money Times.
Perspectivas para Exportações
Apesar do cenário incerto, o especialista aponta que, caso as condições de venda observadas em 2025 se mantenham no próximo ano, e considerando uma possível abertura de mercado para países como Coreia do Sul e Japão, além do aumento das vendas para os Estados Unidos, 2026 poderá ser um ano positivo para as exportações brasileiras de carne bovina.
"Não podemos afirmar isso com segurança, tendo em vista a decisão da China", pondera Iglesias. Ele vê uma perspectiva otimista para o confinamento da pecuária no ano que vem, mesmo considerando uma deterioração nas relações de troca. A expectativa é de boa disponibilidade de insumos.
Aumento dos Preços e Alterações no Consumo
Expectativa de Alta nos Preços
Os consumidores brasileiros devem se preparar para enfrentar um aumento nos preços da carne bovina, uma vez que as previsões apontam para uma diminuição na oferta doméstica. De acordo com a Safras & Mercado, a expectativa é de que o abate de gado diminua de 41 para 39 milhões de cabeças, representando uma retração que varia entre 2,5% e 3%. Essa queda reflete a reversão do ciclo pecuário e a diminuição dos abates.
Com o poder de compra em declínio, o consumidor deve optar por proteínas de custo mais acessível, como ovos, frango e embutidos. No entanto, essa migração de consumo não deverá causar uma queda nos preços dessas outras proteínas, pelas seguintes razões:
Aumento na Demanda: A redução na oferta de carne bovina resultará em uma maior demanda por opções de proteínas mais baratas.
Exportações Recordes: As exportações de frangos, suínos e ovos estão projetadas para alcançar níveis recordes em 2026.
Influência da Influenza Aviária: A doença aviária impediu que as exportações de frango atingissem seu potencial máximo em 2025, mas para 2026 a expectativa é de que se chegue a 5,5 milhões de toneladas.
- Crescimento nas Exportações de Carne Suína: A carne suína também está prevista para bater novos recordes nas exportações.
As condições do mercado em 2026, portanto, dependerão não apenas das decisões da China, mas também das dinâmicas de oferta e demanda dentro do setor de proteínas.
Fonte: www.moneytimes.com.br


