Queda do Índice de Preços ao Produtor
O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que abrange tanto os preços da indústria extrativa quanto os da indústria de transformação, teve uma redução de 0,37% em novembro. Essa informação foi divulgada na sexta-feira, dia 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado reforça a tendência de alívio nos preços ao produtor, considerando que a taxa de outubro foi revisada de uma diminuição de 0,48% para uma queda de 0,47%.
Importância do IPP
O IPP é um indicador que acompanha as variações dos preços na chamada “porta da fábrica”, sem a adição de impostos e fretes. Este índice cobre a indústria extrativa e 23 setores da indústria de transformação, sendo um termômetro significativo das pressões de custos ao longo da cadeia produtiva. Além disso, atua como um indicador antecedente para a inflação que afeta o consumidor.
Desempenho Acumulado
Com os resultados de novembro, o IPP das indústrias extrativa e de transformação acumulou uma queda de 4,66% no ano. Além disso, apresenta uma diminuição de 3,38% no acumulado dos últimos 12 meses. Esses números indicam um cenário de preços mais controlados no setor industrial, o que pode impactar decisões relacionadas a produção, investimentos e repasses para o consumidor final.
Segmentos em Análise
Ao analisar separadamente os segmentos, observa-se que a indústria extrativa registrou uma queda mais acentuada, com recuo de 3,43% em novembro, após ter apresentado uma redução de 0,69% no mês anterior, outubro. Por sua vez, a indústria de transformação também apresentou uma diminuição, mas de 0,23% no mês de novembro, após um recuo de 0,46% em outubro. Esses dados sinalizam uma desaceleração no ritmo de queda dos preços nesse setor específico.
(ibge)
Siga-nos nas redes sociais
Fonte: br.-.com

