Aumento do Índice de Preços nos Estados Unidos
O índice de preços ao consumidor, conhecido como PCE, dos Estados Unidos registrou um aumento de 0,2% nos meses de outubro e novembro, conforme divulgado pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) nesta quinta-feira, dia 22. Importante ressaltar que a divulgação deste dado ocorreu com atraso devido ao shutdown, que afetou o governo norte-americano por 43 dias.
Dados da Inflação
O PCE se posicionou em 2,7% e 2,8% em uma comparação anual, respectivamente. Esses valores permanecem superiores à meta de 2% estabelecida pelo Federal Reserve (Fed). Quando retirados os componentes mais voláteis, que incluem alimentos e energia, o núcleo da inflação apresentou uma alta de 0,2% nos meses analisados de 2025. No total acumulado de 12 meses, os aumentos nos preços permaneceram em 2,7% e 2,8%.
Perspectivas para a Política Monetária do Fed
A divulgação do PCE deve influenciar as expectativas em torno da primeira decisão de política monetária do Federal Reserve deste ano, programada para a próxima quarta-feira, 28. As previsões se inclinam para a manutenção da taxa básica de juros até junho, uma vez que o Fed indicou a necessidade de mais tempo para avaliar os desenvolvimentos na economia dos Estados Unidos.
Fonte: www.moneytimes.com.br

